mais

Doações de sangue caem 30% no fim de ano

Em Teresina, a queda foi de 30% de doações no Hemopi, são menos de 1.500 doações. No entanto, o estoque ainda não está em seu estado crítico

Com a chegada das férias e festas de fim de ano, os hemobancos e hospitais alertam para a baixa no estoque de sangue disponível. E é justamente esse um dos períodos de maior necessidade, por conta de imprudências e acidentes.

Em Teresina, a queda foi de 30% de doações no Hemopi, são menos de 1.500 doações. No entanto, o estoque ainda não está em seu estado crítico, mas é importante ressaltar que o sangue doado nunca é demais, tendo em vista que os bancos de doações devem estar preparados caso aconteça alguma solicitação acima da média.

Doações de sangue caem 30% no fim de ano - Imagem 1

Crédito: José Alves Filho

De acordo com o Hemopi, tem sido mantida uma média de doações entre 4,5 mil bolsas por mês, geralmente, nesses períodos de férias e feriados prolongados. Para compensar esse tipo de situação, o Hemopi tem feito toda uma programação durante o ano por meio de coletas externas.

No mês de dezembro foram realizadas coletas em Castelo do Piauí e em Esperantina, como também coletas em grupos internos, como empresas, escolas, igrejas e grupos da sociedade civil que se organizam para praticar esse ato de amor ao próximo.

Ao longo de muitas divulgações acerca do problema de abastecimento, doadores estão tentando mudar essa realidade. 

A pedido de um colega, Mauro Cleyson, motoboy, resolveu passar no Hemopi para dar sua colaboração como cidadão. "Acho que é minha maneira mais prática de ajudar o próximo. Isso é um gesto de gratidão também para essa pessoa", conta.

Para doar sangue, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o doador deve ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha acontecido antes dos 60 anos. Já os menores de 18 anos devem ter o consentimento formal do responsável legal. Quanto ao peso, o mínimo deve ser de 50 kg. É necessário também estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação e principalmente ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Quando for doar, é preciso levar um documento de identificação com foto, como o RG ou carteira de habilitação.

Homens podem doar quatro vezes em um período de um ano. Já as mulheres, três. O intervalo mínimo entre as doações deve ser de dois meses para homens, e três para mulheres.

Horário de funcionamento.

Na véspera do Réveillon, 31 de dezembro, o Hemopi funciona das 7:15h às 16:00h. No dia 1º de janeiro o Hemocentro fecha, e reabre no dia 2, em horário normal das 7h15 às 18h.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail