Documentário revela segredos do sucesso da escola pública e destaca Casa Meio Norte

Documentário destaca escola Casa Meio Norte

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para comemorar os 185 anos da Independ?ncia do Brasil, o governo federal elegeu, este ano, a educa??o como tema central. O Minist?rio da Educa??o convidou os 27 diretores de escolas p?blicas com o melhor desempenho no ?ndice de desenvolvimento da educa??o b?sica (Ideb) para participar dos festejos.

A visita in?dita, as impress?es dos gestores escolares - 24 mulheres e tr?s homens - sobre a forma pela qual conseguiram uma educa??o de qualidade e o dia-a-dia de alunos matriculados em algumas das mais bem-sucedidas escolas brasileiras foram registrados pelas lentes do cineasta Toni Venturi. O resultado foi o document?rio As Escolas do Sim v?o a Bras?lia. "Eles querem ser os diretores do sim. Sim, os alunos aprendem. Sim, os pais v?m ? escola", aponta a secret?ria de educa??o b?sica, Maria do Pilar. "A pr?tica deles ? transformadora porque inverte a l?gica de esperar que a escola seja o espa?o do fracasso."

A id?ia do document?rio surgiu para registrar a experi?ncia in?dita de reconhecimento do trabalho dos melhores diretores escolares na data comemorativa mais importante do pa?s. "Nosso foco ? dar visibilidade ?s boas pr?ticas das escolas que garantem o direito de aprender mesmo sem condi?es ideais", explica Pilar.

Para humanizar o projeto e fugir de um registro baseado apenas em entrevistas, o diretor Toni Venturi resolveu visitar algumas escolas e mostrar o trabalho, que virou refer?ncia nacional. As imagens revelam um pouco do dia-a-dia das crian?as que ultrapassaram condi?es de vulnerabilidade social e alcan?aram rendimento escolar acima da m?dia dos estudantes brasileiros. Na visita a Bras?lia, para destacar o trabalho, os diretores receberam camisetas, que fizeram quest?o de usar, com a inscri??o: "Minha escola garante o direito de aprender".

"Essa cren?a no aluno, apoiada no compromisso de cada um, e o gerenciamento participativo nos fizeram chegar a esse resultado que o Ideb aponta para o Brasil", relata a diretora Osana Morais. Ela dirige a Escola Municipal Casa Meio-Norte, cuja nota no Ideb ? 5,6, a melhor do Piau? - a m?dia nacional ? 3,8. "Esse n?mero simboliza trabalho e responsabilidade e a alegria de que fazemos isso numa escola p?blica", afirma Osana, numa das cenas do filme.

O document?rio, de 26 minutos, registra a emo??o de assistir ao desfile em Bras?lia e de ouvir a Orquestra Sinf?nica Nacional pela primeira vez. A visita culminou com o encontro dos diretores com o presidente da Rep?blica, Luiz In?cio Lula da Silva, que cumprimentou cada um deles e posou para a foto que encerra o document?rio. O filme mostra ainda relatos dos gestores sobre as experi?ncias ? frente de suas institui?es e o cotidiano escolar dos alunos.

"O valor do document?rio est? em sua simplicidade, humanidade e verdade", diz Toni Venturi. "O filme consegue trazer um pouco do Brasil e mostrar tantas boas experi?ncias capazes de transformar a realidade das crian?as."

A iniciativa do document?rio foi da Assessoria de Comunica??o Social do MEC. A produ??o contou com a parceria da Secretaria de Comunica??o Social da Presid?ncia da Rep?blica e com a Universidade Federal do Par?.

Um dos diretores de cinema mais atuantes do pa?s, o paulistano Toni Venturi formou-se em cinema na Ryerson University, no Canad?. Entre os seus sucessos est?o o document?rio O Velho, sobre Luiz Carlos Prestes (1898-1990), e as obras de fic??o Latitude Zero e Cabra Cega. Latitude Zero rendeu ao cineasta 15 pr?mios nacionais e internacionais. Cabra Cega recebeu 25 pr?mios em festivais de cinema no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES