Dodge diz que pode aumentar equipes da Lava Jato se assumir a PGR

Dodge vai suceder Rodrigo Janot

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A subprocuradora Raquel Dodge – indicada por Michel Temer para o comando da Procuradoria Geral da República (PGR) – afirmou nesta quarta-feira (12), ao ser sabatinada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que, se necessário, vai aumentar as equipes responsáveis por operações do Ministério Público como a Lava Jato.

Ao se apresentar aos integrantes da CCJ, Raquel Dodge ressaltou aos senadores que, se for aprovada para o cargo de procuradora-geral da República, o combate à corrupção terá “prioridade e todo o apoio necessário”.

A sessão da CCJ na qual a subprocuradora da República está sendo questionada teve início às 10h46. A previsão é de que a sabatina dure cerca de oito horas. Se houver tempo, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), pode pautar para esta quarta-feira a votação do nome de Raquel Dodge no plenário principal da Casa.

Ao avaliar a popularidade da Lava Jato, a subprocuradora ressaltou que o apoio popular à investigação se deve à celeridade com que as decisões são tomadas, graças à legislação aprovada pelo Congresso Nacional.

“A Operação Lava Jato e todas as outras operações e ela associadas ou dela derivadas mostraram ao país que com a legislação que temos aprovada aqui no Congresso, é possível entregar prestação judicial com resultados e de forma célere. Essa é a combinação que acabou atraindo a atenção da população e a credibilidade para todas as intuições envolvidas na administração da Justiça”, disse a subprocuradora.

Ao responder outra pergunta de senadores sobre a operação, ela disse que cabe aos procuradores responsáveis, em cada instância judicial, definir os rumos da investigação, desde que “tudo isso ocorra sob o império do devido processo legal com respeito aos limites impostos na legislação”.

“O órgão acusador, que é o Ministério Público, e o órgão que investiga, que é principalmente a polícia, vão colher a prova, vão considerar que a prova é válida, vão fundamentar a atuação com base na coerência existente entre as provas e também com a colaboração que fizer alguém que foi celebrou esse acordo. De modo que a condução dos trabalhos será com base na prova, com base na lei, de forma serena, de forma tranquila, para que evitemos aquilo que a Constituição assegura para todos, que é a proteção contra o aviltamento da dignidade da pessoa humana”, enfatizou.

Raquel Dodge destacou ainda que, se for aprovada pelo Senado, irá agir na chefia do Ministério Público com "firmeza, equilíbrio, confiança e imparcialidade".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES