Doença causada por vírus e tranmitida pelo sangue

Enquanto a Hepatite afeta de 3 a 4 milhões de brasileiros, a Aids atinge seis vezes menos que isso.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assim como a Aids, a Hepatite C é causada por um vírus, pode ser considerada uma DST e é ser transmitida pelo sangue. Mas as semelhanças param aí. Ambas diferem desde a principal forma de contágio até a atenção dispensada pelo Ministério da Saúde para o tratamento.

Enquanto a Hepatite afeta de 3 a 4 milhões de brasileiros, a Aids atinge seis vezes menos que isso, ou seja, aproximadamente 600 mil pessoas no país. A doença geralmente é assintomática, o que favorece o desconhecimento do problema pela maioria dos infectados.

Segundo explica o infectologista Kelsen Eulálio, a hepatite tem duas fases, sendo uma aguda e outra crônica. Na primeira, somente 20% das pessoas apresentam icterícia (cor amarelada da pele e das mucosas). Como os sintomas não se revelam, a maioria dos casos se cronificam. ?Já a hepatite crônica pode evoluir para cirrose hepática ou câncer de fígado?, disse o médico.

Mesmo com todos esses riscos e sendo constatado que mais pessoas são infectadas com o vírus da hepatite C, o Ministério da Saúde disponibiliza 33 vezes mais recursos para tratar da Aids. Estima-se que, em 2010, a despesa total com medicamentos contra hepatite seja de R$ 173 milhões, enquanto os gastos com remédios contra a Aids são de R$ 644 milhões por ano.

Essa displicência da saúde pública com o problema, é questionada por integrantes do Grupo Otimismo de Apoio a Portadores de Hepatite C. Os números citados em relação às despesas do Ministério da Saúde são um levantamento feito por Carlos Varaldo, presidente do Grupo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES