Doenças cardíacas em diabéticos exigem cuidados redobrados

Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de incidência da doença.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de novembro, conhecido como Novembro Azul é assim denominado em alusão ao dia 14, quando é lembrado o Dia Mundial do Diabetes. A cor azul representa o céu e a bandeira das Nações Unidas, e a data está ligada à promoção da saúde, de políticas públicas eficientes e de cuidados com a doença. Associada à doença, outros fatores patológicos podem se manifestar no paciente, entre eles a hipertensão.

Segundo o estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil está em quinto lugar no ranking mundial da doença. A endocrinologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ, Dra. Lenita Zajdenverg, fez a apresentação dos dados, que registram mais de 7,5 milhões de pessoas com diabetes.

A doença se manifesta em três tipos, apontadas pela Sociedade Brasileira de Diabetes como: Diabetes tipo 1 ? Neste tipo, a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem de destruição autoimune, necessitando os portadores de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais; o tipo 2 ? É também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto e corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos, embora seja cada vez mais comum em jovens, em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana; e Diabetes Gestacional ? quando existe a presença de glicose elevada no sangue durante a gravidez. Geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto.

Já a hipertensão, conhecida também como pressão alta, é quando a pressão arterial será sempre alterada, independente de esforço ou qualquer atividade física. Cronicamente, a pressão arterial elevada tende a forçar o coração a trabalhar mais, o que pode enfraquecê-lo com o tempo. A hipertensão também aumenta o desgaste das artérias.

Estudos revelam a ligação entre essas doenças, e ainda entre outras doenças relacionadas ao coração. Pelo menos metade dos pacientes com diabetes apresentam o quadro de hipertensão. Os diabéticos têm também mais chances de apresentarem condições que aumentem o risco de infartos, entre elas, doenças cardíacas, colesterol alto, coágulos de sangue, derrame cerebral, insuficiência cardíaca e doença arterial periférica.

Algumas teorias tentam explicar a relação. Para muitos pesquisadores, quase todos os pacientes com diabetes tipo 2, por exemplo, desenvolvem resistência a sua própria insulina, de modo que o pâncreas continua produzindo esse hormônio crítico em abundância na tentativa de vencer a resistência à insulina. Existem determinadas evidências científicas de que os altos níveis de insulina no sangue provocam mudanças prejudiciais na parede dos vasos sanguíneos que levam à arterosclerose.

Segundo o médico cardiologista, Victor Lira (CRM-PI 4447), é de extrema importância que a pessoa diabética faça o controle constante da doença. ?O nível alto de açúcar no sangue causa vários problemas nas paredes dos pequenos e grandes vasos sanguíneos dificultando a circulação, além de estar associado à piora de outros fatores de risco para o coração, como o colesterol, obesidade e a hipertensão. A ideia principal é que toda pessoa com diabetes deve se preocupar com a possibilidade de ter doença do coração, e identificar fatores que, junto com o diabetes, aumentam o risco de desenvolver a doença. Portanto, o controle rigoroso da taxa de açúcar no sangue, uma dieta saudável e atividade física, conjuntamente com o controle dos outros fatores de risco cardiovasculares são fundamentais para prevenção de doenças do coração?, explica.

Durante o Novembro Azul, para celebrar os avanços já alcançados em termo de tratamento, orientar, prevenir e alertar sobre os cuidados necessários para o convívio com a doença, diversas atividades deverão ser realizadas em um cronograma especial desenvolvido através de parceria entre entidades como a Associação dos Diabéticos do Piauí ? ADIP, Secretaria Estadual de Saúde do Piauí-SESAPI, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia-PI, e outros. Entre as ações estão: oficinas, Sessão Solene na Câmara Municipal de Teresina, Ação educativa no Lineu Araújo, e Lançamento da revista ?Sem Açúcar e com Afeto? da Associação dos Diabéticos do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES