Doenças provocam 62% das mortes nas prisões brasileiras, mostra estudo

Pesquisadoras analisaram 112 mil casos ocorridos entre 2017 e 2021

Estudo sobre mortes nas prisões | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa conduzida pelas professoras Maíra Rocha Machado, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Natalia Pires Vasconcelos, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), aponta que 62% as mortes ocorridas dentro das prisões do Brasil são provocadas por doenças, como insuficiência cardíaca, sepse ou infecção generalizada, pneumonia e tuberculose. 

Os dados estão incluídos no estudo encomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para realização da pesquisa, as pesquisadoras analisaram mais de 112 mil casos em que houve a extinção da punição em razão da morte da pessoa condenada, ocorrida entre os anos de 2017 e 2021.

De acordo com a pesquisa, o caso de tuberculoso, a pesquisa demonstra que a chance de pegar a doença, estando recluso no sistema prisional é 30 vezes maior do que a observada na população em liberdade. Já o risco de morte por caquexia, que é o- enfraquecimento extremo, chega a ser 1.350% maior entre quem está na cadeia do que na população em geral, relatou o CNJ.

Segundo relatório, os óbitos foram potencializados durante a pandemia de covid-19, em decorrência da suspensão das visitas familiares, em que havia reforço na alimentação, bem como da interrupção de atendimentos médicos e da distribuição de medicamentos para o tratamento de doenças como a tuberculose e HIV/Aids. O estudo traz ainda a ocorrência de subnotificação de mortes e indica a necessidade de aumentar a oferta dos serviços de saúde às pessoas que estão privadas de liberdade. 

“Morre-se muito, sabe-se pouco, registra-se quase nada. Praticamente não se responsabiliza, tampouco se repara”, diz o documento Letalidade Prisional: uma Questão de Justiça e Saúde Pública. O estudo ressalta ainda que a chamada morte natural “é, na verdade, o resultado de um longo e tortuoso processo de adoecimento, falta de assistência, definhamento e óbito”.

De acordo com o estudo, as mortes provocadas por ferimento de arma de fogo e agressão por objetos cortantes, penetrantes, perfurantes ou contundentes dentro da unidade prisional, junto às mortes por enforcamento indireto, somam 25% dos óbitos nas prisões. Outros 15% são causados por asfixia mecânica, o estrangulamento, ou sufocação indireta e as asfixias não especificadas.

Dentro do universo estudado, entre as pessoas que retornaram ao convívio social, o tempo médio de vida foi de 548 dias, sendo que 28% das mortes foram provocadas por eventos violentos. No documento, as pesquisadoras recomendam 36 providências, como ações coordenadas para a superação de violações de direitos humanos e a mobilização de juízes e tribunais para garantir medidas estratégicas. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES