Dois em cada três brasileiros apoiam racionamento de água e energia, aponta Datafolha

O levantamento ouviu 1.231 pessoas em nove cidades entre os dias 3 e 5 de fevereiro, e a margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 60% dos brasileiros mostra aceitação quando o assunto é o racionamento de energia e/ou de água. É o que aponta a pesquisa do Instituto Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (9). Isso significa que dois em cada três brasileiros reconhece um cenário iminente e que, em algumas regiões do País, parece inevitável.


Na questão da água, 60% das pessoas dizem aprovar um rodízio de água na Grande São Paulo. Outros 38% se disseram contrários, 2% se mostraram indiferentes e 1% não soube responder. O levantamento ouviu 1.231 pessoas em nove cidades entre os dias 3 e 5 de fevereiro, e a margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Na mesma pesquisa, 71% dos paulistanos ouvidos disseram já ter enfrentado falta de água em casa, em uma média de 16 dias por mês. E os culpados da crise hídrica? Para 39%, o ônus do problema recaí sobre o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), enquanto outros 22% apontam “todos” como responsáveis. Por fim, 20% culpam a população e 9% o governo federal.

Quase a totalidade da população se disse ciente dos problemas, tanto de água quanto de energia, e para os paulistanos a estabilidade dos últimos dias no Sistema Cantareira - que operava em 5,7% - é um alento contra a perspectivava de um rodízio de até cinco dias sem água por semana, caso o nível dos reservatórios volte a cair, sobretudo a partir de abril, quando começa o período de estiagem.

Energia elétrica

No âmbito energético, 65% da população brasileira – foram ouvidos 4.000 pessoas em 188 municípios do País – apoia um racionamento de energia elétrica. Já 27% acredita que é preciso esperar um pouco mais para adotar a medida, na expectativa de que os reservatórios se recuperem.

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, já apontou que o racionamento pode ser adotado, caso a seca se intensifique nos próximos meses, diminuindo ainda mais o nível dos reservatórios brasileiros. Esse cenário pode levar o Brasil a uma recessão, de acordo com analistas.

Quanto à responsabilidade pela crise no setor, 32% dos entrevistados culpam o governo federal. Já 23% apontam “todos” como responsáveis, enquanto 18% acreditam que a população é culpada pela situação atual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES