Dois mortos em queda de avião eram do Ceará. Fotos!

Aeronave caiu na Serra do Carrasco que divide os Estados do Ceará e Piauí

Dois mortos em queda de avião eram do Ceará. Confira Fotos! | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A trag?dia se confirmou. Eram aproximadamente 7 horas de ontem, chovia fino e a regi?o estava envolta em um forte nevoeiro, com temperatura baixa (em torno de 18 graus) quando um morador da Serra do Carrasco, situada neste Munic?pio (a 397Km de Fortaleza), na divisa do Cear? com o Piau?, encontrou os destro?os do avi?o bimotor que havia desaparecido, na noite anterior, naquela ?rea in?spita e de dif?cil acesso.

Em meio ao que restou da aeronave modelo Seneca, prefixo PT-RBS, estavam os corpos dos dois tripulantes. O piloto Fernando Ant?nio Chagas Abreu, 50 anos; e o co-piloto, Augusto C?sar N?brega, 51, ambos cearenses, morreram na queda do avi?o que procedia do vizinho Estado do Piau? transportando um carregamento de malotes banc?rios. A Pol?cia n?o confirmou a exist?ncia de dinheiro nos malotes.

O avi?o decolara da cidade de Picos (PI) na tarde de quarta-feira. Faria escala nas cidades de Crate?s e Sobral antes de chegar a Fortaleza. Mas, por volta das 18h30, os moradores das localidades de Liberdade, Queimadas e S?tio Palmeiras, no sop? da Serra do Carrasco, e no limite dos Munic?pios de Novo Oriente (CE) e S?o Miguel do Tapuio (PI), foram surpreendidos com o v?o rasante do avi?o branco com listras azuis. ?O barulho do motor estava muito estranho e todas luzes apagadas?, contou a dona-de-casa Ana L?cia Alexandre da Costa, 43, que estava em casa na companhia dos tr?s filhos. Logo em seguida, os agricultores ouviram um forte barulho vindo da mata.

Come?ava ali uma intensa movimenta??o de curiosos na regi?o em busca de saber o que realmente tinha acontecido. S? por volta das 19h30, a not?cia chegou ao conhecimento do destacamento policial de Novo Oriente. A suposta queda de um avi?o na serra foi transmitida ao quartel dos Bombeiros de Crate?s. Logo, uma equipe de buscas, comandada pelo major BM Ant?nio Jucival Nunes, e formada por mais seis bombeiros, quatro policiais militares (da For?a T?tica de Apoio/FTA) d0 7? BPM e dois guardas municipais de Novo Oriente, se dirigiram ? regi?o.

Procura

A not?cia se espalhou rapidamente na divisa dos dois estados. A escurid?o na mata e sua densa vegeta??o n?o desanimou as pessoas a procurar o avi?o. ?A popula??o nos ajudou bastante?, disse o major Nunes.

O oficial afirma que iniciou a varredura na Serra do Carrasco por volta de 21 horas. Houve um breve intervalo de apenas alguns minutos - entre tr?s e quatro horas - mas j? era manh? quando, finalmente, os destro?os do aparelho e os corpos foram achados.

A queda do bimotor abriu uma clareira em meio ? mata fechada. O avi?o arrastou-se por cerca de 200 metros, levando consigo muitas ?rvores, at? parar j? totalmente destro?ado. As asas e a parte frontal da cabine ficaram completamente destru?das.

Segundo os Bombeiros, o piloto, conhecido entre os colegas de avia??o civil como comandante Fernando, foi encontrado morto ainda na sua poltrona, preso pelo cinto de seguran?a. Ele foi atingido por v?rios peda?os de tronco de ?rvores. J? o corpo do co-piloto foi resgatado debaixo dos destro?os da fuselagem.

A Pol?cia recuperou 26 malotes banc?rios que eram levados no compartimento de cargas da aeronave. As etiquetas nas sacolas indicavam que eles haviam sido recolhidos em ag?ncias banc?rias de v?rias cidades do Interior piauiense, entre elas: S?o Jo?o, Picos, Inhuma, Itaueira, Corrente, S?o Benedito e Bom Jesus.

Por volta de 10 horas, os corpos dos tripulantes e os malotes foram retirados do local. Volunt?rios ajudaram os bombeiros no trajeto de descida da serra. Os cad?veres foram conduzidos envoltos em len??is, pendurados a troncos de ?rvores e conduzidos no ombro. Foram levados at? S?o Jos? do Tapuio e, depois, trasladados para o IML de Teresina.

Especula?es

Ainda na manh? de ontem, uma equipe de peritos do Centro de Investiga??o e Preven??o de Acidentes Aeron?uticos (Cenipa), ?rg?o do Minist?rio da Aeron?utica, chegaram ? Novo Oriente com a miss?o de iniciar o trabalho de apura??o das causas do desa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES