Dona do Facebook vai eliminar ferramenta essencial contra a desinformação nas redes

Durante anos, o CrowdTangle tem sido uma plataforma vital para jornalistas e pesquisadores, permitindo-lhes acompanhar a proliferação de teorias da conspiração e discursos de ódio.

Dona do Facebook vai eliminar ferramenta essencial contra a desinformação nas redes | FOTO: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A empresa Meta, dona do Facebook e Instagram, anunciou que a ferramenta CrowdTangle, considerada vital para monitorar a desinformação nas redes sociais, não estará mais disponível a partir de 14 de agosto, menos de três meses antes das eleições nos Estados Unidos. Os investigadores descrevem a atitude como um “retrocesso” em ano com eleições em muitos países. A gigante tecnológica planeja substituí-la por uma nova ferramenta.

🚫COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS: Durante anos, o CrowdTangle tem sido uma plataforma vital para jornalistas e pesquisadores, permitindo-lhes acompanhar a proliferação de teorias da conspiração e discursos de ódio em redes influentes de propriedade da Meta. A empresa a substituirá pela Content Library, ainda em desenvolvimento. Algumas vozes na indústria tecnológica, incluindo o antigo chefe do CrowdTangle, Brandon Silverman, dizem que não é um substituto eficaz, especialmente face a eleições onde as mentiras criadas com inteligência artificial provavelmente se multiplicarão.

“Em um ano em que quase metade da população mundial é chamada a votar, cortar o acesso ao CrowdTangle limitará severamente o monitoramento independente desses danos”, disse à AFP Melanie Smith, diretora de pesquisa do Instituto de Direitos Humanos (ISD). “Isso representa um revés perigoso para a transparência das plataformas de mídia social”, acrescentou.

💻CROWDTANGLE: Lançado pela Meta em 2016, foi utilizado por pesquisadores para identificar interferência estrangeira, assédio online e incitação à violência. Durante as eleições de 2020, a Meta cedeu a plataforma às autoridades eleitorais dos EUA para combater a desinformação e garantir o direito de voto. A fundação Mozilla solicitou à Meta, em carta aberta, a manutenção do CrowdTangle pelo menos até janeiro de 2025, dada a importância dessas funcionalidades.

Dona do Facebook vai eliminar ferramenta essencial contra a desinformação | FOTO: Reprodução

“Abandonar o CrowdTangle quando a Biblioteca de Conteúdo está faltando tantas de suas funções principais mina o princípio fundamental da transparência”, afirma a carta, assinada por dezenas de pesquisadores de tecnologia e grupos de vigilância.

🔎NOVA PLATAFORMA: A nova ferramenta não oferece a mesma flexibilidade de busca do CrowdTangle, o que, segundo a carta, representa uma ameaça direta à integridade das eleições. A Meta, por meio de seu porta-voz Andy Stone, contestou essa alegação, afirmando que a Biblioteca de Conteúdo terá dados mais abrangentes e estará disponível para acadêmicos e organizações sem fins lucrativos especializadas em integridade eleitoral. No entanto, a nova ferramenta não estará acessível para meios de comunicação comerciais.

O CrowdTangle tem sido uma fonte crucial de dados que ajudou a “responsabilizar a Meta pela implementação de suas políticas”, disse à AFP Tim Harper, analista do Centro para Democracia e Tecnologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES