Donos de Fiat Toro citam falhas que soltam rodas com carro em movimento

Os relatos apontam que o problema está nos parafusos das rodas dianteiras, que se quebram e deixam a peça solta ou mal fixada

Fiat Toro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Imagine a cena: você está dirigindo sua caminhonete quando percebe que uma das rodas simplesmente se solta do veículo. É por esse sufoco que alguns donos de Fiat Toro alegam ter passado. A informação foi publicada pela revista Quatro Rodas.

Em alguns casos, os cinco parafusos quebram de uma vez, deixando a roda solta 

Os relatos dos proprietários do veículo apontam que o problema está nos parafusos das rodas dianteiras, que se quebram e deixam a peça solta ou mal fixada.

Proprietária de uma Toro Volcano 2019, Fernanda Tavares passou pela situação duas vezes no mesmo mês. Segundo ela, as duas rodas dianteiras chegaram a se soltar completamente, em ocasiões diferentes.

"Comigo aconteceu duas vezes. Soltou a roda do carona dia 01/09, e no dia 29/09 soltou do motorista. Os cinco parafusos de cada lado quebraram de uma vez", lembra. Fernanda afirma que teve sorte de estar em baixa velocidade nos dois casos, o que evitou um acidente mais grave.

O advogado Marcos Paulo reclama do mesmo problema. Dono de uma Toro Volcano 2017, ele conta que percebeu oito parafusos quebrados de uma vez nas duas rodas dianteiras. "Percebi o barulho, parei para olhar e constatei que os parafusos haviam quebrado sem motivos aparentes."

Fernanda Tavares passou pela situação duas vezes no mesmo mês, com as duas rodas dianteiras.

Os relatos se multiplicam no grupo no "Fiat Toro - Clube" no Facebook. Por lá, proprietários contam suas experiências enquanto outros usuários palpitam sobre a possível causa do problema. "É excesso de torque no parafuso", diz um. "É culpa das parafusadeiras pneumáticas", argumenta outro.

Uma das imagens mais chocantes foi publicada por Silvio Torres, que mostra a picape com roda solta em via pública. Em seu depoimento, ele conta que não foi a primeira vez que as peças quebraram.

"Sou super fã da Toro, mas os parafusos das rodas dianteiras costumam quebrar. Há três meses, a roda dianteira ao lado do passageiro quebrou três parafusos. Ficou fazendo um barulho parecendo de rolamento com defeito: tinha dois parafusos quebrados e um sumido".

Em outro momento - no dia da foto - Silvio conta que percebeu que só havia três parafusos segurando a roda. "Tentei chegar no borracheiro, mas não consegui", relata. A roda se soltou por completo no caminho.

Dono de Toro mostra parafusos quebrados após queda da roda

O medo de perder a roda na estrada fez com que Célio Sales vendesse sua Toro Volcano abaixo do valor de mercado. "Quebraram todos os parafusos da roda dianteira esquerda, levei à oficina e o mecânico informou que os parafusos estavam curtos. Trocamos todos os parafusos por um indicado pela própria oficina, entretanto, voltou a quebrar, porém do outro lado", relata.

"Levei à autorizada do fabricante do pneu, para saber se o pneu estava correto, quando mostrei os parafusos quebrados, o mecânico afirmou que eram os parafusos e que procurasse uma autorizada para efetuar a substituição pelos originais. Efetuei a substituição, mas fiquei tão inseguro que vendi o carro por um preço muito abaixo, não confiava mais no veículo", conta.

Entre os participantes do grupo no Facebook há usuários que alegam ser funcionários de revendas Fiat. "Eu trabalho em concessionária e já pegamos umas vinte Toros com esse mesmo problema, sempre na roda dianteira. O que tem de errado é que o tipo de aço que foi usado para fazer os parafusos da roda não suporta o peso e acabam quebrando todos de uma só vez na frenagem. Já ouvi casos horríveis de pessoas que sofreram acidentes sérios sobre isso", disse um deles.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES