“Dor pesada”, diz homem que perdeu três parentes em grave acidente na Bahia

A colisão envolveu o ônibus, que transportava 44 trabalhadores do corte de cana, um caminhão e uma carreta

Avalie a matéria:
Acidente deixou vitimas fatais | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parentes e amigos de pernambucanos que estavam no ônibus envolvido no acidente ocorrido neste sábado (3), na Bahia, estão abalados. Na cidade de Buíque, no Agreste de Pernambuco, a 258 quilômetros do Recife, para onde as vítimas estavam sendo transportadas do Mato Grosso do Sul, o Governo de Pernambuco montou um ponto de apoio para os familiares. A informação do Governo Estadual é que 33 pernambucanos morreram na tragédia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal de Milagres (BA), 12 pessoas ficaram feridas, entre elas, também há pernambucanos.

A Secretaria de Saúde de Buíque está recebendo as pessoas interessadas em verificar a lista com o nome das vítimas do acidente, de acordo com reportagem da TV Asa Branca. Cícero Monteiro encontrou o nome do filho, do genro e do cunhado. ?É uma dor muito pesada para mim e para a família?, disse.

O dia no hospital do município também foi de desespero. ?Muitas pessoas chegaram aqui chorando, correndo, desmaiadas, e a gente prestando assistência a elas?, falou a diretora da unidade, Nazilda Torres.

O Governo Estadual determinou, neste sábado, o envio de psicólogos e assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos para Buíque. No domingo (4), deve seguir para o município uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O Governo também mandou representantes à Bahia para acompanhar os trabalhos em torno do acidente, além de dois veículos de Corpo de Bombeiros e um caminhão refrigerado do Instituto de Medicina Legal (IML), para realizar o transporte dos corpos.

Alguns parentes das vítimas, em Pernambuco, também foram à Bahia para fazer o reconhecimento dos corpos. O último balanço divulgado pelo Hospital Prado Valadares, de Jequié, na Bahia, divulgado às 14h30, informou que 33 pessoas morreram e 13 ficaram feridas, sendo três em estado gravíssimo. Os corpos estão nos IMLs de Jiquié e de Vitória da Conquista, na Bahia.

O Governo de Pernambuco, que decretou luto oficial de três dias por causa da tragédia, estima que mais de 30 pernambucanos estão entre as vítimas. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Antônio Figueira, dois pacientes que estão internados em estado grave no Hospital Prado Valadares serão transferidos para o Recife. "Os dois pacientes vão ser removidos de avião para o Recife amanhã [domingo] e serão encaminhados ao Hospital da Restauração. Há ainda um terceiro paciente onde já foi constatada morte encefálica", informou.

Acidente

A colisão envolveu o ônibus, que transportava 44 trabalhadores do corte de cana, um caminhão e uma carreta carregada com materiais de escritório. Os trabalhadores seguiam da cidade de Jateí, em Mato Grosso do Sul, para Pedra e Buíque, no Agreste de Pernambuco.

O acidente aconteceu no km 583 da BR-116, região conhecida como "Serra do 100". De acordo com as informações da PRF de Milagres, o local é uma ladeira. No trecho, a estrada é composta por três pistas, duas utilizadas para subida e uma usada para descida.

De acordo com a polícia, o ônibus com os trabalhadores fazia uma ultrapassagem permitida nas duas vias de subida no momento em que a carreta descia a estrada no sentido contrário. O motorista da carreta teria perdido o controle e o semi-reboque que ela transportava teria invadido a pista contrária, atingindo o ônibus e jogando-o para fora da pista. O caminhão, por sua vez, foi atingido pelo ônibus.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que o ônibus envolvido não tinha autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e circulava mediante uma liminar expedida pela Justiça de Brasília.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES