Doria impõe derrota a Alckmin em SP e atrapalha planos de eleições

O partido fará prévias para o governo paulista em 4 de março

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A contragosto, o governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin, cedeu à vontade do prefeito paulistano João Doria e ficou decidido que o partido fará prévias para o governo paulista em 4 de março. A data é a mesma que definirá quem será o representante da sigla na corrida presidencial.

Embora, como presidente nacional tucano, não tenha permitido o êxito integral da proposta de fixar uma data específica para a realização de todas as prévias estaduais tucanas, Alckmin sofreu uma derrota para o prefeito, e principalmente para o PSDB paulista, que resiste à ideia de apoiar um nome de outro partido em vez de lançar candidato próprio para sua sucessão.

Apesar do desempenho ruim nas pesquisas de intenção de voto, a tendência atual é de consolidação da candidatura de Alckmin ao Palácio do Planalto. Contudo, a decisão tomada na última quarta-feira prejudica os planos de firmar uma aliança nacional com o PSB a partir da figura do vice-governador Márcio França.

Não é certo que França tenha capacidade de entregar parte expressiva da força dos socialistas no Nordeste. De todo modo, essa possibilidade existia e poderia configurar estratégia para Alckmin atacar uma de suas fraquezas na disputa presidencial, sobretudo caso o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa decida não participar da disputa e o PSB não lance candidato próprio.

Com o agendamento de prévias no PSDB para as eleições aos governos estaduais, diminui o controle de Alckmin sobre os rumos do partido nessa situação. Levando-se em consideração a indisposição do tucanato paulista em ceder o comando do Palácio dos Bandeirantes a uma sigla aliada, aumentam as dificuldades para o atual governador, que se movimentava bem no tabuleiro político para formar uma ampla aliança em torno de sua candidatura presidencial, a despeito das limitações proporcionadas pelo baixo nível de intenções de voto para um nome do PSDB neste momento.

Há quem diga que Doria ainda sonha com o Palácio do Planalto. Conforme pontua reportagem do portal Poder360, há fatores que tornam a decisão da última quarta-feira muito relevante para o futuro das eleições. As prévias ocorrerão antes do prazo de desincompatibilização exigido pela legislação eleitoral, mas com tempo suficiente para Doria se preparar. Caso o prefeito queira ser candidato a algum cargo na disputa de outubro, precisará deixar o posto em São Paulo até 7 de abril.

Além disso, a reportagem revela uma estratégia de Doria para voltar a ser considerado um nome para o Planalto. Segundo a matéria, o prefeito acredita apenas que precisa deixar o posto que comanda hoje e entrar no jogo eleitoral, mesmo que em um primeiro momento para a disputa estadual. Caso Alckmin não decole, Doria ocuparia o espaço de uma espécie de "nome de reserva" do PSDB para pegar o bastão na corrida presidencial.

Motivos para comemorar

Por outro lado, Alckmin também tem alguns motivos para comemorar. Ainda na última quarta-feira, a executiva nacional tucana marcou a realização de um debate entre o governador paulista e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, com quem disputará prévia pelo direito de representar o partido na corrida presidencial. Embora trate-se mais de um incômodo a Alckmin do que uma real ameaça à sua candidatura, a forma como a prévia caminha para ser realizada o favorece. Em algum momento especulou-se sobre a possibilidade de realização de até 5 debates entre os pré-candidatos, o que atrapalharia o governador.

Alckmin também pode se animar com as recentes movimentações de Luciano Huck. Ventilado como um possível candidato à presidência -- com sinalizações feitas pelo próprio presidente de honra tucano, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso --, o apresentador afirmou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que não entrará na disputa deste ano. Isso dissiparia a sombra que crescia em torno da candidatura do tucano devido ao desempenho considerado fraco nas pesquisas, até mesmo no estado de São Paulo.

Além disso, o fato de Rodrigo Garcia (DEM-SP) ter deixado a secretaria estadual de Habitação de São Paulo e sido eleito o novo líder do DEM na Câmara dos Deputados pode ser uma sinalização favorável ao tucano. Aliado de Alckmin, Garcia pode ajudar a consolidar a aliança entre PSDB e DEM para a corrida presidencial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES