DPE arrecada mais de 3 mil absorventes para a população em vulnerabilidade

O projeto “Sororidade nas Ruas” atua desde o ano de 2020, em Teresina, buscando combater a falta de acesso a produtos de higiene menstrual, como absorventes.

DPE arrecada mais de 3 mil absorventes para a população em vulnerabilidade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE), realizou na manhã desta sexta-feira (17), a entrega de mais de 3 mil absorventes e itens de higiene arrecadados por meio do projeto “Sororidade nas Ruas”, que serão destinados para a população em situação de vulnerabilidade. 

A iniciativa desenvolvida pela Defensora Pública Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro, objetiva combater a falta de acesso a produtos de higiene menstrual, como absorventes, para pessoas de baixa renda.

DPE arrecada mais de 3 mil absorventes para a população em vulnerabilidade | Foto: Divulgação/DefensoriaConforme dados divulgados pela Unicef e pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em 2021, uma em cada quatro meninas brasileiras em idade escolar não tem acesso a absorventes íntimos, o que pode levar a problemas de saúde e abandono escolar. Além disso, o relatório destaca a necessidade de investimentos em programas de saúde menstrual para enfrentar essa questão. O relatório enfatiza a importância de desestigmatizar a menstruação e promover a educação menstrual como parte integrante da educação em saúde para as pessoas.

É com esse objetivo que o projeto “Sororidade nas Ruas” atua desde o ano de 2020, em Teresina, buscando combater a falta de acesso a produtos de higiene menstrual, como absorventes. Desde o início das atividades do projeto, a iniciativa já realizou a distribuição de mais de 1000 absorventes para adolescentes, jovens e adultos, combatendo a falta de acesso a produtos de higiene menstrual.

A Defensora Pública Ana Clara Castro, idealizadora do projeto, pontua sobre a importância da iniciativa. 

“Gostaria de agradecer pela parceria com a Defensoria Pública que ajudou nessa campanha de arrecadação de absorventes em parceria com o projeto Sororidade nas Ruas, iniciativa com o objetivo de chamar atenção para essa questão da pobreza menstrual e de certa forma ajudar no combate desse problema. Dados apontam que a cada quatro adolescentes pelo menos uma sofre com essa questão da falta de absorventes durante o período menstrual e pensando nessa questão o projeto buscou tentar trazer à tona não só como forma de ajudar mas também como forma de dar a vida a essa questão. E no meio das mulheres a Defensoria Pública como parceira ajudou na arrecadação de absorventes que agora serão distribuídos para pessoas que se encontram em situações de vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua ou até mesmo pessoas que se encontram no sistema prisional ou em lugares da em que esse acesso é mais difícil. Agradeço a quem contribuiu não só ajudando efetivamente mas também divulgando e fazendo com que mais pessoas tenham acesso a essa questão. O nosso muito obrigado e espero que essa parceria traga muitos benefícios para a população vulnerabilizada”, conclui.

DPE arrecada mais de 3 mil absorventes para a população em vulnerabilidade | Foto: Divulgação/DefensoriaA entrega dos itens de higiene contou com a presença da Defensora Pública Geral em exercício, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, que destacou a importância da iniciativa.

“Sabemos que as pessoas das famílias que estão em condição de pobreza ou em situação de vulnerabilidade social são também as mais afetadas pela pobreza menstrual, seja em contextos urbanos ou em ambientes rurais, então só podemos louvar iniciativas como a da Defensora Ana Clara Castro que arrecada os itens essenciais para garantir a dignidade menstrual à mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade. É uma satisfação poder colaborar e aproveitamos para agradecer a cada pessoa que contribuiu com essa campanha tão importante”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES