Dr. Pedro Leopoldino fala da descentralização e dos avanços da Saúde no Piauí

As ações do governo na Saúde foram citadas como exemplos de descentralização

Houve avanços em vários segmentos da Saúde, disse Dr. Pedro Leopoldino | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa Agora, da Rede Meio Norte, contou com a participação diretor da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Dr. Pedro Leopoldino. Ele tratou dos avanços da Saúde no estado durante a atual gestão. O diretor considerou que, na medida do possível, houve uma descentralização da saúde em todo o Piauí.

?Hoje nós temos serviços de ortopedia em vários municípios do nosso estado a exemplo de Campo Maior, Piripiri, Parnaíba, Esperantina, Oeiras, Picos, São Raimundo Nonato, Floriano, o que fez reduzir consideravelmente a transferência de pacientes para Teresina?, disse ele. Outro fator preponderante, ao seu ver, é que não se pode perder de vista a "epidemia" de acidentes. ?É a 2a causa de mortes no país, perdendo apenas para doenças cardiovasculares?.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Aéreo, foi considerado pelo entrevistado outro grande avanço. ?O Samu aéreo chegou para facilitar a vida do menos favorecido. Desde a sua estreia foram mais de 90 pessoas em que apenas sete perderam a vida?, Dr. Leopoldino assegura que se esses pacientes tivessem permanecido nos seus municípios, ?essa taxa teria sido muito maior?.

A Força Estadual de Saúde que tem agido de forma efetiva. Nós fizemos 140 cirurgia infantis. Vamos deixar o programa para a nova gestão com várias ações em outros municípios. Temos importantes avanços, isso sem contar com a Ordem de Serviços para a construção do hospital moderno de Picos, com 280 leitos que será construído num prazo de 18 meses. Temos também a Policlínica, que será voltada à Atenção Primária e à Atenção de Consultas Especializadas cujo projeto irá contemplar 16 especialidades em saúde?

Por fim, o convidado citou como muito importante a instalação do Banco de Leite, inaugurado nesta quarta-feira, 2, na Maternidade Evangelina Rosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES