Dr. Pessoa autoriza licitação para obra de rebaixamento da Av. Miguel Rosa

O rebaixamento da avenida Miguel Rosa é uma obra necessária para desafogar o trânsito da região e melhorar a mobilidade urbana

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou, na manhã desta sexta-feira (31), a autorização de licitação do rebaixamento da avenida Miguel Rosa no cruzamento com a avenida Frei Serafim, Centro da capital, obra que será conduzida pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas – SAAD Centro, com apoio da Secretaria Municipal de planejamento e Coordenação (SEMPLAN). O projeto terá o investimento de R$ 24.789.323,60 (vinte e quatro milhões, setecentos e oitenta e nove mil, trezentos e vinte e três reais e sessenta centavos).

O rebaixamento da avenida Miguel Rosa é uma obra necessária para desafogar o trânsito da região e melhorar a mobilidade urbana, considerando que se trata de uma das principais vias da cidade. A obra será executada de modo a garantir a preservação do patrimônio histórico.

“Essa obra estava no meu plano de governo, era um projeto que vinha se arrastando há 30 anos e nunca havia sido executado, e com apoio de minha equipe, em especial o secretário João Henrique, estamos tirando do papel. O rebaixamento da avenida Miguel Rosa é um projeto grandioso e vai revolucionar a mobilidade urbana da cidade de Teresina. Por isso, nossa gestão, por meio da Semplan e da SAAD Centro, não medirá esforços para executar essa obra da maneira mais célere possível”, declarou o prefeito.

Dr. Pessoa autoriza licitação para obra de rebaixamento da Av. Miguel Rosa - Foto: Ascom

O superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, explicou que o próximo passo será a licitação para contratação da construtora que vai executar a obra. O rebaixamento deve ser concluído em um período de 365 dias.

“Hoje é um dia histórico para Teresina. Uma obra esperada há mais de 30 anos e que o prefeito Dr. Pessoa vai tirar do papel. O investimento é de 24,7 milhões de reais e o prazo de execução é de 365 dias. Será um rebaixamento de 315 metros que, com certeza, vai desafogar o trânsito na região central e vai dar mais mobilidade urbana. Queremos deixar claro para a população de Teresina que só assinaremos a ordem de serviço, ainda no primeiro semestre, quando tiverem rotas alternativas, desvio de tráfego bem definido e sinalização bem definida, a fim de minimizar os transtornos causados à população. É uma obra esperada há muito tempo, e só quem tem a ganhar é a população de Teresina”, afirmou Roncalli Filho.

O secretário Municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, destacou a iniciativa do prefeito Dr. Pessoa ao tirar do papel uma obra importante para a cidade. “É uma obra importantíssima. Quando eu era ministro dos Transportes, olhava para a avenida Miguel Rosa e sabia que um dia teria que ser feito o rebaixamento, felizmente, o Dr. Pessoa abraçou a obra e a incluiu na estrutura de recursos do Banco do Brasil e hoje autoriza a licitação da obra. Então, para mim é uma alegria muito grande poder dar o primeiro passo nessa monumental obra”, ressaltou.

A prefeitura iniciou o trabalho de campo em 2022, com o serviço de sondagem em quatro pontos do cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim. As equipes fizeram a perfuração do solo e realizaram os trabalhos de topografia, além do levantamento topográfico com uso de drones, que possibilitou o mapeamento de grandes áreas em curto espaço de tempo.

Em 2022, a Secretaria Municipal de Planejamento apresentou o projeto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Avenida Frei Serafim

Segundo Roncalli Filho, a obra vai garantir a preservação do canteiro central da avenida Frei Serafim. “Nossa intenção é preservar os prédios históricos e os canteiros da avenida Frei Serafim que, primeiramente. será usado como desvio de tráfego e, futuramente, será alargado, para dar mais acessibilidade e mais mobilidade urbana aquela área”, pontuou o superintendente da SAAD Centro.

Recursos

A obra de rebaixamento da avenida Miguel Rosa será custeada com recursos obtidos junto ao Banco do Brasil, no montante de R$ 500 milhões. O valor oriundo da operação de crédito será investido em ações de diversas áreas da administração, como obras de infraestrutura, saneamento básico, drenagem e mobilidade urbana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES