Dr. Pessoa sanciona lei que permite animais de estimação em supermercados

Projeto de autoria do vereador Dudu Borges, estabelece critérios para a adaptação da cultura pet friendly no exercício das atividades econômicas.

Dr. Pessoa sanciona lei que permite animais de estimação em supermercados | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, sancionou, na manhã desta quarta-feira (14), a lei que regulamenta os critérios e parâmetros para o funcionamento, de forma facultativa, de supermercados pet friendly, no município de Teresina. O objetivo da lei é o aumento da disseminação da cultura pet friendly entre a população e o comércio em geral.

A assinatura do Projeto, de autoria do vereador Dudu Borges, estabelece critérios para a adaptação da cultura pet friendly no exercício das atividades econômicas e, em especial, aos supermercados que queiram aderir a esse sistema.

Dr. Pessoa sanciona lei que permite animais de estimação em supermercados (Foto: Divulgação)Além disso, o órgão sanitário municipal deverá controlar as condições ambientais de higiene e salubridade que indiquem ou possam indicar riscos à saúde individual e coletiva, notadamente quanto à ocupação humana e ao consumo de serviços, bens e produtos de interesse sanitário, através de rastreabilidade, fiscalização e de outras medidas que se fizerem necessárias.

Dr. Pessoa elogiou a iniciativa da Câmara de Vereadores e explicou que reconhece a importância da lei como uma peça importante no fortalecimento de vínculo entre donos de pet e seus animais, e que antes não tinham esse amparo.

“Sem dúvida nenhuma, este é um projeto de lei conduzido pelo Dudu de altíssimo alcance social. Ele deixou bem claro. Agora veja, a pessoa não pode deixar seu animal em casa, o animal de estimação, e vai para o supermercado, para o comércio de modo geral desses maiores, de maiores aglomerações. E agora poderá levar seu animal. Essa lei não amarrou nenhum empresário e nem o prefeito. Foi feita de uma maneira democrática, para que fosse sancionada hoje. Parabéns aqui para a Câmara de Vereadores de Teresina pela qualidade e a importância desse projeto, especificamente para o Dudu, num projeto aparentemente simples, mas de um alcance social enorme”, elogiou Dr. Pessoa.

Dr. Pessoa sanciona lei que permite animais de estimação em supermercados (Foto: Divulgação)Segundo o vereador Dudu Borges, o acesso e a permanência de animais serão permitidas por toda a área de comercialização de produtos, sendo vedado o ingresso e a circulação nas áreas de armazenamento, produção e manipulação de alimentos.

“Foi provocado não só pela sociedade, mas pelos próprios empresários. Mais uma vez o prefeito dá um gol de placa para o povo de Teresina e finaliza o ano dando esse grande presente que é a possibilidade das pessoas irem agora fazer suas compra com seu animal. Então queria aqui agradecer em nome do povo de Teresina a sensibilidade do nosso prefeito, Pessoa”, agradeceu o vereador.

De acordo com o dispositivo, ficam proibidas a criação de animais domésticos nas dependências do supermercado, a adoção ou comercialização de animais domésticos no estabelecimento, exceto em eventos previamente autorizados ou em pet shops licenciadas instaladas em suas dependências.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES