Drenagem garante segurança de famílias contra inundações na zona Norte de Teresina

A implantação de sistema de drenagem da água, que regulariza e limpa os canais e lagoas, lançando-os ao rio Parnaíba, possibilita mais tranquilidade aos moradores da zona Norte

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quinta-feira (09) Teresina registrou a maior chuva do ano. Foram cerca de 100 milímetros acumulados em uma só noite. O volume representa 11% do total de chuvas registrado no primeiro trimestre do ano passado: 902 milímetros.

A zona Norte de Teresina, historicamente acometida por alagamentos e inundações, em decorrência do transbordamento das lagoas, no entanto, teve uma noite tranquila.

“Antes, quando chovia, a gente passava a noite acordado, com medo de a água invadir as casas. Eu morava bem perto das lagoas, numa casa grande, mas não tinha segurança, havia sempre o risco de inundação. Quando começou o programa Lagoas do Norte eu resisti e não queria sair da minha casa de jeito nenhum, mas o pessoal da Prefeitura conversou comigo e eu percebi que era o certo a fazer. Hoje eu vivo num local seguro, com saneamento.

A área onde eu morava foi toda modificada e saneada e as pessoas da região não convivem mais com o fantasma de perderem tudo por causa das chuvas”, comentou dona Maria de Jesus Oliveira Freire, ex-moradora da Vila Carlos Feitosa, reassentada para o Residencial Zilda Arns na Fase 1 do programa Lagoas do Norte.

De acordo com Assis Andrade, engenheiro do programa Lagoas do Norte, não há sinais de inundação em toda a área do programa, em razão das obras de macrodrenagem realizadas pela Prefeitura de Teresina.

“A tranquilidade dos moradores com a chegada da chuva deve-se às obras de macrodrenagem do programa Lagoas do Norte, que consistem basicamente na regularização e limpeza dos canais e das lagoas, melhorando o escoamento das águas, retirando-as das lagoas e lançando-as ao Rio Parnaíba. Temos feito o acompanhamento das áreas e, mesmo após as fortes chuvas dos dias 09 e 10, não há registros de alagamentos. A água das lagoas está em nível baixo e não oferece riscos à população, o que comprova a eficácia das intervenções feitas pela Prefeitura de Teresina”, declarou Assis Andrade.

Urbanização das margens dos canais contribui para evitar enchentes

Além da instalação das comportas, a Prefeitura realizou também a requalificação e urbanização das margens dos canais São Joaquim e da Vila Padre Eduardo: “os canais foram completamente tratados, melhorando a drenagem da região, de forma a evitar as enchentes. Foi feita ainda a urbanização do entorno dos canais, melhorando a qualidade de vida dos moradores”, ressaltou o engenheiro Tarcysio Ferreira.

Para o senhor José da Cruz, que mora há mais de 10 anos bem próximo ao canal São Joaquim, a instalação das comportas representa tranquilidade e segurança: “Antes das obras do Lagoas do Norte, as condições aqui eram horríveis. Não havia calçamento e, quando chovia, a gente vivia entre a lama e o medo do canal transbordar, porque era muito estreito. Como não tinha segurança, aconteciam muitos acidentes e nossas crianças não podiam brincar fora de casa, porque a gente tinha muito medo de elas caírem. Agora está muito diferente: o canal está largo, existem grades de proteção, e as comportas não permitirão que nossas casas sejam alagadas. As ruas foram calçadas e iluminadas e já não convivemos com a lama. Pela primeira vez em muitos anos, nós nos sentimos totalmente seguros. Nossas casas estão muito mais valorizadas e agora sentimos mais felizes em morar aqui. É outra vida”, encerrou.

Mais de 200 metros de canal de concreto são construídos para evitar enchentes

A primeira fase do programa Lagoas do Norte contempla obras de drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água, além de urbanização e requalificação da região do Bairro São Joaquim e adjacências.

A fim de controlar o fluxo das águas e evitar enchentes, a Prefeitura de Teresina construiu 220 metros de canal de concreto com 14 metros de largura; urbanizou os canais já existentes, que fazem a interligação entre as várias lagoas; e ampliou a casa de bombas, responsável pelo lançamento das águas das lagoas no rio, aumentando a quantidade de bombas, de quatro para 12, e a capacidade total de bombeamento de 1.000 litros por segundo para 8.000 litros por segundo.

Além disso, a Prefeitura de Teresina finalizou a instalação de duas comportas com mecanismos de controle das águas na região do programa Lagoas do Norte. O investimento, de cerca de R$ 3 milhões, contempla também a instalação de uma comporta auxiliar ao sistema de bombeamento das águas e a urbanização e requalificação dos canais pluviais.

De acordo com o engenheiro da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), Tarcysio Ferreira, a obra objetiva controlar a vazão das águas pluviais, a fim de manter o nível das lagoas durante todo o ano.

“O controle da drenagem é que evita as enchentes. A Prefeitura concluiu a instalação de uma comporta bem próxima à estação de bombeamento, instalada para auxiliar o sistema de prevenção de inundações; e concluiu também a construção de outras duas comportas, que possibilitarão o controle da vazão das águas no período chuvoso, de forma a prevenir alagamentos; e, no período seco, manterão o nível das lagoas, evitando danos ambientais”, explicou Tarcysio Ferreira.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES