Droga zumbi tem efeito 50 vezes maior que a cocaína e preocupa autoridades

No ano passado, os Estados Unidos registrou um recorde de 109.680 mortes devido ao abuso de drogas.

Droga zumbi tem efeito 50 vezes maior que a cocaína e preocupa autoridades | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Medicamento veterinário, a xilazina é uma substância de baixo custo empregada para sedação de animais, incluindo cavalos, bois e outros mamíferos. No entanto, visando maximizar os lucros, traficantes têm combinado esse fármaco com outras substâncias extremamente perigosas, como o fentanil, nos Estados Unidos.

Um vídeo que demonstra os efeitos das drogas na Filadélfia, localizada no estado norte-americano da Pensilvânia, se tornou viral nas redes sociais nesta semana. Embora as imagens não forneçam uma localização precisa, o bairro de Kensington é notório por ser um epicentro de tráfico de drogas a céu aberto, enfrentando atualmente uma "epidemia" de fentanil e xilazina.

No mês de abril, o governo dos Estados Unidos categorizou a substância sedativa xilazina como uma "grave ameaça em crescimento" para a saúde pública do país. Este opioide é 50 vezes mais potente do que a heroína. No ano de 2022, aproximadamente dois terços das mortes por overdose nos EUA estiveram relacionadas a esta substância sintética.

No ano passado, o país registrou um recorde de 109.680 mortes devido ao abuso de drogas. O consumo desenfreado de xilazina é especialmente desafiador de tratar em comparação com outras substâncias entorpecentes, uma vez que nunca recebeu aprovação para uso em seres humanos.

“A xilazina atingiu a Filadélfia de maneira particularmente severa, causando aumento das mortes por overdose, bem como ferimentos graves que podem levar à sepse e amputação”, informaram o Departamento de Saúde da Filadélfia e a Junta de Saúde em comunicado. Em uma entrevista à "NPR", Sarah Laurel, a fundadora da organização Savage Sisters, relatou que o consumo dessa droga aumentou nos últimos quatro anos.

“E agora estamos lidando com indivíduos que têm úlceras abertas e profundas, infecções, alguns tecidos necróticos, o que leva à amputação”, disse Laurel.

De acordo com informações do "Financial Times", as autoridades dos Estados Unidos têm trabalhado para combater o tráfico de fentanil ao longo da fronteira sul com o México. Esses esforços visam também reduzir a venda ilegal do medicamento veterinário, que está interligada à atividade dos cartéis na região.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES