Ebserh abre mais de 5 mil vagas para exame de residência na área da saúde

O período de inscrição abrangerá do dia 23 de agosto até o dia 14 de setembro

Mais de 5 mil vagas para residência na área de saúde | Rovena Rosa / Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entidade ligada ao Ministério da Educação (MEC)divulgou recentemente os editais referentes à quarta edição do Exame Nacional de Residência (Enare) para o período 2023/2024. Nesta nova edição, estão disponíveis um total de 5.074 vagas direcionadas a profissionais da área da saúde, sendo 3.143 vagas na vertente médica e outras 1.931 distribuídas nas modalidades uni e multiprofissionais. Essas oportunidades estão distribuídas em programas ofertados por 114 instituições em todo o território nacional.

Os programas de residência são destinados a uma gama diversificada de profissionais da saúde, abrangendo médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. O objetivo do Enare é selecionar os candidatos mais qualificados para as vagas de residência, oferecendo benefícios tanto para as instituições de saúde quanto para os aprovados no exame nacional.

O período de inscrição abrangerá do dia 23 de agosto até o dia 14 de setembro. Os custos de inscrição são de R$ 195,00 para candidatos interessados nas modalidades uni e multiprofissionais, e R$ 310,00 para aqueles que buscam programas médicos. As avaliações do Enare estão programadas para ocorrer em todas as capitais do país e também em algumas cidades-polo, no último domingo de outubro, mais precisamente em 29 de outubro. A condução do exame está sob a responsabilidade do Instituto AOCP.

A Ebserh destaca o Enare como sendo o exame de residência médica mais relevante do Brasil, trazendo consigo vantagens notáveis, tais como custos reduzidos e uma data única para a realização das provas, que ocorrem simultaneamente em todas as capitais e em algumas cidades-polo. Além disso, os candidatos aprovados têm a prerrogativa de escolher a cidade onde desejam cursar sua residência, com base na pontuação obtida.

O critério de classificação adotado pela Ebserh, que administra 41 hospitais universitários, é semelhante àqueles utilizados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ambos coordenados pelo Ministério da Educação. As provas serão aplicadas em todas as capitais do Brasil e ainda em algumas cidades-polo.

s interessados em obter informações mais detalhadas acerca dos programas de residência, das datas importantes, dos critérios de seleção e de outros aspectos pertinentes ao processo podem consultar os editais divulgados pela Ebserh e acompanhar todo o desenrolar do processo por meio do site oficial dedicado ao exame.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES