Eclipse solar penumbral poderá ser visto nesta segunda (25); saiba horário

O evento poderá ser visto em locais do lado noturno da Terra, abrangendo uma grande extensão das Américas e partes do Leste Asiático

Eclipse solar penumbral poderá ser visto hoje; saiba o horário e entenda o fenômeno | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (25), um eclipse lunar penumbral será observável em vastas áreas dos hemisférios ocidental e oriental. Este fenômeno ocorre quando a Lua passa pela sombra sutil que a Terra projeta quando bloqueia parte da luz solar.

Fenômeno: Durante um eclipse penumbral, a Lua atravessa a área externa dessa sombra, chamada de penumbra. Isso cria a ilusão de que a Lua está sendo obscurecida por outro corpo celeste, quando na verdade é apenas a sombra da Terra que a deixa ligeiramente mais escura.

O evento poderá ser visto em locais do lado noturno da Terra, abrangendo uma grande extensão das Américas e partes do Leste Asiático. No entanto, apenas observadores atentos conseguirão detectar o eclipse, pois a Lua não passa pela parte mais escura da sombra terrestre, resultando em uma diminuição leve de seu brilho.

Como será: A visibilidade do fenômeno estará sujeita às condições climáticas. O eclipse penumbral está programado para começar após o surgimento da Lua cheia, por volta das 1h53, com o melhor momento para observação previsto para as 4h12 (horário de Brasília). O evento se encerrará ao amanhecer, por volta das 6h32.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES