Eclipse solar total ocorre nesta segunda-feira; saiba como assistir!

Eclipse poderá ser visto no México, Estados Unidos e Canadá. O Observatório Nacional transmite o fenômeno a partir das 12h30

Eclipse solar total ocorre nesta segunda-feira; saiba como assistir! | Foto: NASA/Aubrey Gemignani
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O eclipse solar total ocorrerá na segunda-feira, dia 8, e será visível no México, nos Estados Unidos e no Canadá. Segundo os astrônomos, o fenômeno parcial iniciará por volta das 12h42 e atingirá seu ápice às 15h17. A transmissão será realizada pelo Observatório Nacional a partir das 12h30. A live será conduzida pela astrônoma e pesquisadora Josina Nascimento. LINK PARA ASSISTIR

🌔 COMO OCORRE O ECLIPSE SOLAR? Um eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra sobre a Terra. Quando a Lua bloqueia completamente a luz solar, resulta no fenômeno conhecido como eclipse solar total, como o que ocorrerá nesta segunda-feira. O fenômeno é notável por vários motivos, incluindo sua breve duração e a área relativamente limitada em que é visível. 

🌓 ECLIPSE SOLAR TOTAL É UM FENÔMENO RARO: Embora ocorra uma ou duas vezes por ano, o eclipse total é considerado raro devido à sua faixa limitada de visibilidade, que engloba apenas uma pequena porção do planeta. Esta faixa, com no máximo 270 quilômetros de largura, restringe a observação do fenômeno. No caso do eclipse desta segunda-feira, a faixa de visibilidade atravessa a América do Norte, abrangendo partes do Canadá, Estados Unidos e México. De acordo com uma estimativa do Time and Date, um site especializado em astronomia, apenas 0,55% da população mundial reside nos países onde o eclipse solar total será visível. 

🌒 FENÔMENO ACONTECE PELO DIÂMETRO APARENTE: Se considerássemos apenas o tamanho dos corpos celestes envolvidos, um eclipse solar nunca ocorreria. Isso se deve ao fato de o Sol ser muito maior do que a Lua, o que impediria sua ocultação completa. O fenômeno, no entanto, é possível devido ao conceito de diâmetro aparente. O alinhamento e a distância entre o Sol, a Lua e a Terra fazem com que eles aparentem ter o mesmo tamanho, permitindo assim a sobreposição que resulta no eclipse. 

🌑 ECLIPSE TEM CURTÍSSIMA DURAÇÃO: O fenômeno também é considerado raro devido à sua breve duração, que geralmente não ultrapassa 7 minutos e meio, dependendo da localização ao longo da faixa de visibilidade. No entanto, em muitos países onde o eclipse pode ser observado, sua duração costuma variar entre 4 a 5 minutos. Além disso, a visibilidade do eclipse está sujeita às condições meteorológicas. Se o céu estiver nublado, o fenômeno não será observável. Portanto, aqueles que desejam testemunhar o evento ainda precisam contar com a sorte de ter um céu claro durante os breves minutos em que o eclipse ocorre. 

ECLIPSE SOLAR DEIXARÁ DE ACONTECER: Além de sua efêmera duração e da restrita faixa de visibilidade, o fenômeno é considerado raro por estar fadado a desaparecer. Com o gradual afastamento da Lua em relação à Terra, o eclipse solar total eventualmente deixará de ocorrer. A medida que a Lua se distancia, seu diâmetro aparente não mais corresponderá ao do Sol. Josina observa que a Lua está se distanciando da Terra a uma taxa aproximada de 4 centímetros por ano, tornando esse processo bastante gradual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES