Eclipse total da Lua poderá ser observado a olho nu nesta terça

O evento será mais facilmente identificável nas américas do Sul e do Norte

Avalie a matéria:
Qualquer pessoa poderá observar o eclipse a olho nu | anoticia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Abril está sendo um mês agitado para os astrônomos. Uma semana após o alinhamento entre Marte, Terra e Sol ? fenômeno conhecido como "oposição" ?, um eclipe lunar total na madrugada entre desta segunda para terça-feira deve ser observado em diversas regiões do mundo.

O evento será mais facilmente identificável nas américas do Sul e do Norte, mas poderá também ser acompanhado no Pacífico ocidental e em partes da Europa e da África. No Brasil, o eclipse deve ocorrer entre 4h45min e 5h25min, mas desde as 3h já será possível observar alterações na tonalidade de nosso satélite.

Qualquer pessoa poderá observar o eclipse a olho nu, embora na primeira hora o fenônemo seja de difícil visualização porque a Lua estará na "penumbra" (parte clara da sombra) da Terra. Os próximos eclipses totais que poderão ser observados no Brasil ocorrerão em 27 de setembro de 2015 e em 27 de julho de 2018.

Tom avermelhado

Ao contrário do que a palavra "eclipse" sugere, o evento deve render um tom avermelhado à Lua, levando ao apelido de Lua Sangrenta. Isso acontece por causa do reflexo dos raios solares na atmosfera terrestre, causado pelo alinhamento com a Terra e o Sol.

Este avermelhamento pode mudar de acordo com as condições atmosféricas da região de observação, e por isso é praticamente impossível prever como o eclipse será ao espectador comum. O vídeo abaixo, divulgado pela Nasa, mostra como o fenômeno seria observado da Lua:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES