1,57%: Mercado prevê PIB ainda menor e inflação em alta este ano

A estimativa deste ano para inflação oficial subiu pela décima semana consecutiva para 5,26.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mercado reduziu a estimativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) pela sétima semana seguida e projeta alta de apenas 1,57% neste ano, segundo divulgação do boletim Focus, do Banco Central, desta segunda-feira (17). Na semana passada, a previsão era de 1,62%. Para 2013, a estimativa permanece em 4%.

O Banco Central espera um crescimento de 2,5% no ano, enquanto a taxa projetada pelo governo foi reduzida na semana passada de 3% para 2%.

A estimativa deste ano para inflação oficial (medida pelo IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo) subiu pela décima semana consecutiva, passando de 5,24%, na semana passada, para 5,26%; há um mês a estimativa era de 5,15%. Para 2013, foi reduzida de 5,54%, na semana passada, para 5,50% hoje.

A meta do governo é 4,5%, com teto de 6,5%, mas na quarta-feira (12), o presidente do BC, Alexandre Tombini, disse que a alta recente da inflação é uma "pequena reversão temporária" na sua trajetória em direção ao centro da meta do governo. A inflação acumulada em 12 meses, que vinha recuando, subiu para 5,24% em agosto.

De acordo com Tombini, essa alta refletiu um choque no preço das commodities (insumos com cotação internacional) devido a problemas climáticos.

Já a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, (que atualmente está em 7,5% ao ano) foi mantida pela sexta semana em 7,25% neste ano. Para 2013, a expectativa não se alterou, ficando em 8,25% hoje.

As estimativas para o valor do dólar em 2012 e 2013 permaneceram inalteradas em R$ 2 para ambos casos.

O boletim Focus é elaborado pelo BC a partir de consultas feitas a instituições financeiras e expressa, semanalmente, como o mercado percebe o comportamento da economia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES