2º semestre: confiança da indústria atinge melhor nível

Empresários estão mais otimistas com o aquecimento da economia no final do ano

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A confiança dos empresários da indústria brasileira na economia aumentou 1,6% em dezembro em relação a novembro, foi para 114,5 pontos, em uma escala que vai de zero a 200 pontos, devido ao aumento no consumo neste final de ano. Esse é o maior nível do segundo semestre, conforme pesquisa divulgada nesta terça-feira (28) pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

"A média do ICI (Índice de Confiança Industrial) no último trimestre dsupera a do terceiro trimestre de 2010, mas fica abaixo do primeiro e segundo trimestres deste ano", afirma a FGV, em nota.

O componente de expectativas, que reflete o otimismo dos empresários na indústria, subiu 1,9%, chegando a 112,8 pontos, mesmo nível atingido em outubro. O componente de situação atual, que mostra a expectativa imediata na economia, avançou 1,3%, alcançando 116,2 pontos, o maior nível desde julho.

"O resultado positivo deste quesito foi influenciado pelo movimento de redução da parcela das empresas que avaliaram a situação dos negócios como fraca, que passou de 13% em novembro para 4,7% em dezembro", acrescenta a FGV.

A pesquisa mostrou ainda que o nível de utilização da capacidade instalada da indústria, que demonstra a movimentação do setor, aumentou para 84,9% em dezembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES