Gasolina e botijão de gás projetados mais caros, diz BC

Ainda segundo o BC, o reajuste das tarifas de telefonia fixa deve ficar em 0,4% no acumulado de 2010.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou nesta quinta-feira a ata da reunião realizada na última semana em que projeta uma alta de 1,6% no preço do litro da gasolina em 2010 e de 1,7% no botijão de gás - ambas previsões eram de preços estáveis até a reunião anterior. Para 2011, o comitê do banco Central (BC) segue com a previsão de variação nula.

"A baixa previsibilidade da retomada assimétrica da economia global, a dependência do crescimento da oferta ao ritmo de maturação de projetos de investimentos arriscados, e a complexidade geopolítica do setor adicionam incerteza às previsões dos preços do petróleo", afirmou o Copom na nota.

Ainda segundo o BC, o reajuste das tarifas de telefonia fixa deve ficar em 0,4% no acumulado de 2010, ante 0,8% na previsão anterior, e os gastos com a eletricidade devem subir 2,8% - valor menos que os 3,6% estimados anteriormente. Para 2011, as projeções de reajuste das tarifas de telefonia fixa e de eletricidade são de 2,9% e 2,8%, respectivamente.

A projeção de reajuste para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, para o acumulado de 2010, diminuiu para 3,4%, ante 3,6% considerados na reunião de outubro. Para 2011, a projeção reduziu-se para 4,0%, ante 4,3%. Esse conjunto de preços, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondeu a 29,15% do total do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro. A estimativa de reajuste para os preços administrados por contrato e monitorados para o acumulado de 2012 é de 4,4%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES