70 municípios tiveram perda total da produção no Piauí

O balanço aponta ainda que o cerrado foi a região que menos teve a produção afetada

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Piauí (GCEA) se reuniu na última quinta-feira para aprovar o Levantamento da Safra Agrícola do Piauí até abril de 2012. O encontro aconteceu na Associação Piauiense de Municípios (APPM) e contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Emater, Adapi e APPM.

Os números que apontam as perdas e ganhos da agricultura só serão divulgados no dia 10 de maio. Segundo Pedro Andrade, coordenador do GCEA e membro do IBGE, já é possível adiantar que os dados não são otimistas e possuem elevados percentuais de perda no semiárido.

Ele acredita que após a divulgação dos números o Governo Estadual e as Prefeituras terão mais facilidade para garantir políticas públicas para o Estado, principalmente, para a região do semiárido que teve os maiores danos.

?Cerca de 70 municípios tiveram perda total da produção e o mais penalizado foi o pequeno produtor, com isso a situação se agrava mais. A economia das famílias do semiárido foi muito afetada?, afirmou o coordenador do GCEA.

O balanço aponta ainda que o cerrado foi a região que menos teve a produção afetada. Em todo o Piauí apenas a cultura da soja teve excelente produção. Culturas básicas no Estado como arroz, feijão e milho, que também são produzidas no cerrado, apresentaram queda considerável no norte do Estado com perdas superiores a 80%. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES