77% do preço total das bebidas populares do Carnaval é impostos

Até os adereços e produtos usados na hora da festa têm alta carga tributária.

Impostos pesam no preço das bebidas. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O folião que pretende se divertir no Carnaval pode sentir um gostinho amargo na hora de pagar pelas bebidas.

Segundo levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), a incidência de tributos sobre as bebidas pode chegar a mais de três quartos do preço.

A tradicional caipirinha é a líder do ranking, com 76,66% de seu preço formado por tributos, seguida pelo chope (62,20%) e pela cerveja (55,60%). Entre as bebidas não alcoólicas, o refrigerante em lata tem 46,47% de tributação.

"Por não serem itens considerados essenciais pela legislação brasileira, esses produtos têm uma elevada carga tributária", disse o presidente do instituto, João Eloi Olenike, em nota.

Para quem pretende viajar no feriado, o estudo aponta também que 36,28% do preço de um pacote de viagem que inclui hospedagem, transporte e ingressos para o sambódromo são de tributos.

Até os adereços e produtos usados na hora da festa têm alta carga tributária.

Segundo o IBPT, os impostos correspondem a 45,96% do colar havaiano, 42,71% do preço da máscara de lantejoulas e 36,41% da fantasia de tecido.

Além do vestuário, o peso dos tributos equivale a 45,94% do spray de espuma, 45,59% do preço da buzina a gás e 43,83% do valor do confete ou serpentina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES