A franquia não deu certo? Saiba o que pode fazer para vender sem prejuízos

Passar o ponto, no sistema de franchising, é diferente de fechar uma empresa comum

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Embora contem, pelo menos em tese, com apoio de quem tem experiência no ramo e estrutura testada, as franquias não são garantia de sucesso. Por motivos pessoais (aposentadoria, mudança de cidade) ou econômicos (o faturamento ou o tipo de trabalho não correspondeu ao que o franqueado esperava), uma unidade desse tipo também pode naufragar. E, num sistema de franchising, passar o ponto adiante é um pouco diferente de fechar uma empresa comum.

A preocupação com o tema deve estar presente antes mesmo de se assinar o contrato de compra da franquia: é preciso lê-lo atentamente. Assim, no momento de decisão da venda basta resgatar o documento para ver o que é exigido. Em geral, deve-se avisar à franqueadora o desejo de se desfazer da franquia.

?Algumas franquias garantem a recompra em determinadas situações, mas elas são a exceção à regra?, afirma Diego Simioni, sócio-fundador da Goakira, consultoria especializada em franchising.

É comum que as controladoras comuniquem a alguns interessados a disponibilidade de uma loja montada. ?É de interesse da própria franqueadora que sua rede continue sólida e não perca espaço de mercado?, diz Simioni.

O próprio franqueado pode correr atrás de um novo comprador, seja por investigação do mercado ou anúncios em classificados. No entanto, como o contrato é firmado entre o empresário e a franqueadora, ela tem de aprovar o processo desde o começo ? e tem, inclusive, o poder de rejeitar um pleiteante.

O que acontece na maioria das vezes, segundo o consultor, é que o interessado já tem uma franquia e quer expandir os negócios. Ainda assim (ou até por isso), ele provavelmente vai analisar as características da unidade que está à venda: sua localização, seu desempenho financeiro, eventuais dívidas ou pendências legais, tributárias ou trabalhistas.

Na passagem do ponto, o contrato pode ter mudanças. Geralmente, a compra não é uma simples transferência de nome no contrato: o comprador entra com uma razão social nova e tem de recontratar os funcionários que já estavam lá ? ou, se preferir, pode trocar toda a equipe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES