Abono do PIS/Pasep começa a ser pago hoje

Tem direito a sacar o PIS a partir desta quarta quem nasceu em julho

O pagamento do abono salarial para os trabalhadores que não têm conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal começa a ser feito nesta quarta-feira (11). Para quem é correntista do banco, o pagamento ocorreu no mês de julho.

Podem sacar o benefício a partir desta quarta os trabalhadores que estiverem inscritos no PIS nascidos em julho e servidores inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (Pasep), com matrícula terminada em 0 e 1.

A partir do dia 18 de agosto podem sacar o PIS, nas agências da Caixa Econômica Federal, trabalhadores nascidos em agosto. A partir do dia 25, têm direito ao saque os nascidos em setembro.

O Pasep deve ser sacado nas agências do Banco do Brasil a partir do dia 17 por servidores com matrículas terminadas em 2 e 3. A partir do dia 24, o saque poderá ser feito por servidores com matrículas terminadas em 4 e 5. A partir do dia 31, terão direito os trabalhadores com matrículas de final 6 e 7.

De quanto é o abono

O abono salarial corresponde a um salário mínimo (R$ 510) e pode ser sacado até o dia 30 de junho de 2011.

De acordo com informações do Ministério do Trabalho, para o exercício 2010/2011, foram identificados 18,4 milhões de trabalhadores com direito a receber o abono. Juntos, esses trabalhadores receberão R$ 9,4 bilhões. Os recursos vêm do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Quem tem direito

Para receber o abono, os trabalhadores devem estar cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos.

Também é necessário ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base (2009) e ter recebido até dois salários mínimos de média nesse período, além de estar cadastrado corretamente na Relação Anual de Informações Sociais/ 2009 (Rais).

Fonte: g1, www.g1.com.br
logomarca do portal meionorte..com