Tempo para abrir empresa ficará mais rápido no Piauí

O Governo Federal lançou medida que vai reduzir o tempo de abertura de uma empresa de seis para cinco dias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Micro e Pequena Empresa da Presidência da República apresentou no último dia 16 medidas que vão reduzir o tempo gasto para abrir empresas no país, de seis meses para cinco dias.

O principal passo será a adoção do cadastro único para as micro e pequenas empresas com base no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

A intenção é criar um guichê único nas Juntas Comerciais. Quanto a isso, José Eduardo, presidente da Junta Comercial do Piauí (JUCEPI), explica que o projeto do guichê único está sendo elaborado para enfrentar a burocracia.

?As explicações para a demora em abrir uma empresa no Estado e no Brasil, como um todo, fundamentam-se na burocracia, que é a grande queixa dos empresários ou potenciais empreendedores quando buscam registrar as suas empresas.

Ela é alimentada pelo emaranhado de exigências legais e de instituições envolvidas no processo de formalização, já que não depende unicamente das Juntas Comerciais. Isso tudo é fator de desestímulo ao empreendedorismo?, falou José Eduardo.

A empresária e fonoaudióloga Tamires Saboia abriu, há 4 meses, um Instituto que interliga música e artes em um só lugar e concorda que existe uma enorme dificuldade para abrir um negócio.

?O Brasil hoje passa por uma fase onde muitas pessoas, principalmente jovens como eu, desejamos abrir nosso próprio negócio e empreender com toda garra e força de vontade.

Mas muitas vezes isso ficava apenas no desejo, visto que, quando se parava pra pensar em toda burocracia e toda a dificuldade de meses para se abrir uma empresa, logo a ideia era abafada?.

No caso da empresária, o processo de abertura foi sempre assessorado pela equipe de contabilidade da empresa, mas bastante burocrático, já que são exigidos inúmeros documentos para a abertura.

?Entre uma etapa e outra do processo se demanda algum tempo para ser executado. Para a abertura do Instituto, foram necessários seis meses de muita caminhada para os órgãos responsáveis pela regularização?, conta Tamires.

O presidente da Junta Comercial do Piauí também fala que os processos de abertura de empresas sempre têm início na Junta, pois é o cartório de registro público mercantil. Com a ideia do guichê único, este, efetivamente, significa potencializar tal atividade.

?Isso faz com que a JUCEPI concentre o deferimento do registro das empresas e possa desencadear a real abertura do negócio, chancelando, além do documento requerimento de empresário, ata de constituição, também a emissão de CNPJ?, falou.

Empresária afirma que medida será benéfica para a economia

Apesar da medida apresentada pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) da Presidência da República ter como objetivo reduzir para cinco dias o tempo gasto ao abrir um negócio, empreendedores do Piauí afirmam que a medida trará benefícios para economia.

A empresária Tamires Saboia disse que a diminuição do tempo trará mais benefícios para o país. "Essa medida ajudará a todos que desejam empreender, pois a redução facilitará e muito o início das atividades de novas empresas, gerando mais emprego e renda e o surgimento de nova empresas".

Ela afirma que a proposta melhoraria as empresas já existentes e as que funcionam na ilegalidade, oferecendo uma rápida regularização. "Essa iniciativa do governo é de extrema importância para contribuir com o surgimento de novas empresas e consequentemente tornarmos o nosso país maior e melhor economicamente", finaliza.

"Eu acho que é um tempo muito pequeno para abrir um negócio. Independente do negócio, essa redução do tempo vai limitar muito o microempresário. É como se ele fosse pular etapas no processo de abertura", avalia o empresário Danilo Monteiro".

O presidente da Junta Comercial do Piauí, José Eduardo, disse que a Junta tem hoje um acervo que conta com 190 mil empresas e que o órgão já está digitalizando-o, para para diminuir o tempo de espera por um ato de registro.

Ele disse que, atualmente, já acontece a entrega de alvarás provisórios das Prefeituras Municipais, quanto à localização do imóvel da empresa e do Corpo de Bombeiros, para negócios que envolvam baixo risco, correspondentes estatisticamente a 90% das atividades empresariais no Piauí.

No trâmite de abertura de empresas, incluem-se a Receita Federal, as prefeituras, o Corpos de Bombeiros, as Secretarias Estaduais de Fazenda, dentre outros órgãos e agências reguladoras específicas de cada atividade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES