Ações da Petrobras se recuperam e chegam a 13% em 2 semanas

Desde 25 outubro, as ações preferenciais (sem direito a voto, mas com preferência na hora de receber dividendos) da estatal (PETR4) acumulam alta de 1

Base da Petrobras | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a acentuada queda no preço das ações da Petrobras com o fim do processo de capitalização, os papéis têm mostrado forte recuperação nas duas últimas semanas.

Desde 25 outubro, as ações preferenciais (sem direito a voto, mas com preferência na hora de receber dividendos) da estatal (PETR4) acumulam alta de 13,59%, com base no fechamento de sexta-feira (5).

No mesmo período, as ações ordinárias (PETR3), com direito a voto, subiram 11,96%. Como comparação, o Ibovespa (principal índice da Bolsa de São Paulo) subiu 4,43%.

Segundo analistas ouvidos pelo UOL Economia, não há um consenso para explicar essa alta. Entre os motivos apontados estão o sucesso da capitalização, o fim das eleições e o maior interesse dos investidores externos pelo papel.

Para Reinaldo Zakalski, diretor-executivo da BI Invest, a confirmação da vitória de Dilma Rousseff na corrida presidencial teve forte inlfuência para a recuperação dos ativos da estatal.

De acordo com ele, alguns investidores acreditam que será mantida a parte estrutural da Petrobras no próximo governo. ?Com a vitória de Dilma, o mercado analisa que vai haver uma continuidade na exploração do pré-sal?, afirma.

O analista Lucas Brendler, do Banco de Investimentos Geração Futuro, afirma que o término das eleições pôs, independentemente de seu resultado, fim a um momento de indefinição, já que a Petrobras é uma empresa que ?sofre muitas influências políticas".

Já Marco Saravelle, analista da Coinvalores, discorda. ?O fator político no curto prazo tem um viés mais negativo do que positivo. Foi a ingerência política, aliás, que trouxe incerteza em relação à Petrobras e ao processo de capitalização?, afirma.

Para Saravelle, a alta das ações da empresa está relacionada a grandes investidores, incluindo estrangeiros, que haviam vendido parte de seus papéis e que estão voltando a apostar na companhia.

?É um ativo atraente e barato em comparação ao de outras empresas petrolíferas.?

Brendler também aponta a entrada de investidores estrangeiros como mum motivo para a alta na cotação das ações. ?Com taxa de juros próxima a zero, os investidores dos países desenvolvidos vêm atrás de aplicações em renda variada nos países emergentes?, afirma.

Recomendações

Uma semana após a estreia das novas ações da Petrobras ofertadas na capitalização, pelo menos cinco consultorias reduziram o preço-alvo esperado para os papéis da petrolífera. Duas delas rebaixaram a recomendação para as ações. A Itaú Corretora e o banco inglês Barclays consideravam a empresa "acima da média do mercado" e passaram a classificá-la como "dentro da média do mercado".

Na semana passada, porém, o BTG Pactual recomendou o investimento nas ações da estatal e o banco UBS elevou a recomendação para as ordinárias a "neutro", com preço-alvo de R$ 30.

Mesmo quando as consultorias rebaixaram o preço-alvo, o valor ainda estava acima do registrado no fechamento de sexta-feira. Com isso, analistas afirmam que a tendência dos papéis ainda é de alta.

?Acredito que há espaço para que o preço das ações suba nos próximos meses?, afirma o consultor Zakalski.

Ele, porém, adverte que as ações podem passar por alguma instabilidade durante a formação do novo governo, conforme forem sendo divulgados os nomes dos novos ministros, especialmente de quem for ocupar o Ministério de Minas e Energia.

Saravelle é um pouco mais conservador e considera que o momento é de ?otimismo contido?. ?O papel tem potencial de crescimento, mas não muito forte?, diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES