Ações de Eike fazem perda da Bolsa no ano ser 42% maior

As quedas das ações de empresas de Eike Batista fizeram a Bolsa ter neste ano um desempenho 42% pior do que poderia ter sido até agora.

Avalie a matéria:
Eike Batista | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As quedas das ações de empresas de Eike Batista fizeram a Bolsa ter neste ano um desempenho 42% pior do que poderia ter sido até agora.

O Ibovespa, principal índice da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), perdeu até quarta-feira (24), 20,64% no acumulado do ano.

Segundo levantamento da consultoria Economatica, se as empresas de Eike não fizessem parte do Ibovespa, a perda seria de 14,49% (a diferença é de 42% a mais).

A Bolsa tem diferentes índices, compostos por variadas empresas. O Ibovespa é um desses índices. É um sinônimo da Bovespa. Quando se diz que a Bolsa caiu ou saiu, o dado se refere ao desempenho desse índice.

Ele reúne normalmente entre 60 e 70 ações que vendem mais (têm liquidez, são negociadas com facilidade). A composição e o número de empresas muda de quatro em quatro meses. Atualmente, há 71 ações.

Outro índice, por exemplo, é o IBrX-50, que reúne as 50 empresas com mais movimentação.

As empresas do grupo EBX, de Eike, que participam do Ibovespa são OGX Petróleo, MMX e LLX.

A consultoria considerou os pesos das ações nas carteiras do Ibovespa no dia 1º de janeiro de 2013 e 1º de maio de 2013. A partir daí, retirou as ações do grupo EBX e realocou os percentuais de forma ponderada pela participação das demais ações que ficaram na carteira.

O peso das ações do grupo EBX na carteira do Ibovespa em 1º de janeiro de 2013 somavam 6,83%. A carteira divulgada em 1º de maio concentrava 6,63%%. Atualmente o peso das três ações no Ibovespa é de 2,95%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES