Alemanha alerta para risco de calote na Grécia

Ministro alemão diz que se governo grego não cumprir programa, ajuda será interrompida

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, afirmou que a Grécia pode quebrar se não respeitar as medidas para controlar suas despesas e reequilibrar as finanças públicas, segundo entrevista publicada na edição desta terça-feira (4) do jornal Rheinische Post.

- Se o programa de austeridade negociado pelo governo grego, o FMI [Fundo Monetário Internacional] e a UE [União Europeia] não for cumprido, as remessas de crédito seriam interrompidas e, então, a falta de pagamentos ameaçaria novamente a Grécia [...] Atenas está obrigada a aplicar o programa.

No domingo (2) os ministros de Finanças da zona do euro aprovaram um plano de ajuda à Grécia que prevê a liberação de cerca de R$ 253 bilhões para o país (110 bilhões de euros) em três anos, sendo R$ 183 bilhões (80 bilhões de euros) por parte da UE e o restante do FMI.

Para obter a ajuda financeira, o governo da Grécia teve que concordar com medidas de ajuste fiscal, que incluem um corte no Orçamento público, com a redução dos salários dos servidores, além de aumento de impostos, como o VAT (Imposto sobre Valor Agregado, na sigla em inglês) e tributos de combustíveis, álcool e tabaco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES