Alimentação encarece o custo de vida pelo terceiro mês consecutivo

Elevação do preço do tomate apertou o bolso do consumidor em julho

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A alimentação tem deixado o custo de vida do paulistano cada vez mais alto, como aponta o ICV (Índice do Custo de Vida) divulgado nesta terça-feira (7) pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Pelo terceiro mês consecutivo, os preços da alimentação subiram e, em julho, pressionaram o ICV, que variou 0,42% ? contra 0,23% em junho.

Só os gastos com restaurantes, alimentos naturais (legumes, hortaliças e grãos) e produtos industrializados subiram 1,11% no mês, contribuindo com 0,33 ponto percentual para o ICV.

As maiores altas foram registradas nos legumes, que encareceram 20,07% no período. O grande vilão foi o tomate, que aumentou 32,79%.

Dentre os industrializados, as bebidas alcóolicas ficaram 2,27% mais caras por causa da elevação do preço da cerveja (2,83%).

Comer fora de casa ficou 0,85% mais custoso, sendo que os gastos com lanches subiram 1,14%.

Os gastos com moradia aumentaram 0,23% e, com saúde, 0,28%. Em contrapartida, equipamento doméstico teve queda de 0,73% e as despesas com transporte recuaram 0,07%.

Nos primeiros sete meses de 2012, a variação acumulada do ICV foi de 3,86%; mas cinco dos grupos que compõem o índice subiram acima da média, com destaque para os gastos pessoais (alta de 12,40%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES