Alimentos e eletrônicos aumentam vendas do comércio

Negócio avançou 1,6% no mês passado; em setembro, vendas repetiram negócios de agosto

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os alimentos, as bebidas e os produtos eletroeletrônicos e de informática foram os grandes motores das vendas do comércio em outubro. Segundo pesquisa feita pela empresa de análise de crédito Serasa Experian, o comércio como um todo elevou os negócios em 1,6% entre setembro e outubro. Na comparação com o mesmo mês de 2009, o aumento foi de 9,2%.

De acordo com o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (3), o comércio deveu seu bom desempenho em outubro aos setores de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (que sozinho cresceu 1,7%) e de móveis, eletroeletrônicos e informática (0,9%).

Em setembro, as vendas do comércio haviam ficado estáveis em relação a agosto, isto é, não houve crescimento entre um mês e outro. Mas a atividade já havia subido 0,9% em julho (em relação a junho) e 0,3% em agosto (frente a julho).

O terceiro trimestre fechou com aumento nas vendas e fez com que a Serasa Experian já projetasse um crescimento forte para este fim de ano. Isso porque os meses de outubro a dezembro concentram sempre o maior volume de vendas do ano e são considerados os melhores para a economia.

- A aceleração da atividade do comércio durante o mês de outubro confirma a tendência da consolidação dum ritmo de expansão consumo mais acentuada neste último trimestre de 2010, sinalizando que o Natal deste ano deverá registrar um excelente desempenho em termos de vendas do varejo.

No mês passado, ainda houve avanço nas vendas de setores como o de veículos, motos e peças (0,1%) e de material de construção (0,5%). No caminho contrário, houve queda nos negócios de combustíveis e lubrificantes (-0,2%) e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,2%).

Na comparação com outubro de 2009, o crescimento do varejo foi puxado pelo segmento de material de construção (alta de 17,8%), seguido pelos ramos de móveis, eletroeletrônicos e informática (elevação de 11,8%) e de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (7,9%).

O varejo como um todo encerrou o período de janeiro a outubro de 2010 com uma expansão de 9,9% frente ao mesmo período de 2009. Os segmentos de material de construção e de móveis, eletroeletrônicos e informática aparecem na dianteira desse avanço.

O Indicador de Atividade do Comércio é construído exclusivamente pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais na base de dados da Serasa Experian, com cerca de 6.000 empresas comerciais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES