Alitalia pode parar de voar esta semana, diz Vito Riggio

A licença da Alitalia pode ser suspensa em um prazo de três a quatro dias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A licen?a da Alitalia pode ser suspensa em um prazo de tr?s a quatro dias e seus avi?es n?o ser?o autorizados a levantar v?o se neste prazo a empresa n?o conseguir um plano de redu??o de gastos, afirmou o diretor da avia??o civil italiana, Vito Riggio.

"A Alitalia voa com uma licen?a provis?ria. Prevejo que hoje o comiss?rio (extraordin?rio Augusto) Fantozzi apresente um plano de emerg?ncia com redu?es de gastos", declarou Riggio. "Se n?o recebermos um plano financeiro dentro de tr?s ou quatro dias, a licen?a ser? suspensa", acrescentou Riggio, que nesta segunda-feira (22) vai se encontrar com Fantozzi.

No domingo, o comiss?rio afirmou que faria, nesta segunda-feira, uma ?ltima tentativa de vender a deficit?ria companhia a?rea italiana, antes de partir para a liquida??o da empresa.

Crise

Sofrendo com altos custos dos combust?veis e redu??o no ritmo econ?mico que atingiu outras companhias a?reas no mundo, a Alitalia tem vivido ? beira do colapso h? anos uma vez que interfer?ncias pol?ticas e problemas trabalhistas geraram uma montanha de d?vidas para a empresa.

Na quinta-feira passada (18), um cons?rcio de empres?rios italianos (CAI) retirou a oferta de compra da Alitalia, depois de n?o alcan?ar um acordo com todos os sindicatos do setor, divididos em rela??o ao plano de compra. Somente tr?s sindicatos aceitaram a proposta, enquanto os representantes dos pilotos e dos funcion?rios de v?o rejeitaram o plano, que prev? demiss?es, redu?es salariais e menos benef?cios.

O governo excluiu mais alguma oferta de ajuda ou, como alguns pol?ticos de esquerda propuseram, a renacionaliza??o da Alitalia. A It?lia j? tem problemas com a Comiss?o Europ?ia depois de feito um empr?stimo de 300 milh?es de euros (US$ 435,2 milh?es) para manter a companhia a?rea voando.

No s?bado, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, assumiu que a empresa "caminha para o colapso". "N?o h? possibilidade de outra oferta de resgate, ent?o isso pode significar que nossa Alitalia est? rumando para os procedimentos de fal?ncia", disse ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES