Alta de 9% do PIB é histórica, diz IBGE

A economia brasileira teve crescimento de 2,7% no primeiro trimestre de 2010

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A economia brasileira teve crescimento de 2,7% no primeiro trimestre de 2010 em relação ao quarto trimestre do ano passado, informou nesta terça-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao primeiro trimestre de 2009, a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país, foi de 9%. O resultado dessa comparação, segundo o IBGE, é o maior da série histórica da pesquisa, iniciada nestes moldes em 1995.

Antes dessa medição, o maior resultado trimestral na comparação anual havia sido de 7,5%, registrado no segundo trimestre de 2004.

De acordo com a gerente de contas do IBGE, Rebeca Pallis, o resultado tão forte na relação um ano atrás reflete a base fraca de comparação, já que 2009 foi um ano em que a economia sofreu os efeitos da crise financeira mundial iniciada em 2008.

"Este é o trimestre dos recordes positivos porque comparamos com uma base deprimida, que foi o primeiro trimestre de 2009, quando o PIB tinha caído 2,1% e era um recorde de queda", disse a gerente do Instituto.

"A economia como um todo já superou a crise", diz Rebeca.

Nas duas comparações, foi o desempenho da indústria - em especial a de transformação - que liderou o crescimento da economia brasileira entre janeiro e março deste ano, segundo o IBGE.

"A indústria caiu mais na época da crise e está gerando agora uma recuperação maior também", diz Rebeca Pallis, do IBGE. Segundo ela, além da indústria, outros segmentos foram destaque em crescimento.

"Cresceram acima da média da economia: indústria de transformação, comércio, construcão civil, extrativa mineral e transporte", afirmou Rebeca.

As previsões dos analistas apontavam para um crescimento de até 8% no PIB, na comparação com o mesmo trimestre de 2009; e de 3,5% frente ao trimestre anterior.

Com o resultado do trimestre, a economia acumula expansão de 2,4% nos últimos quatro trimestres, segundo o IBGE.

Relação com trimestre anterior

Foi a indústria que liderou a expansão econômica do Brasil entre os meses de janeiro e março deste ano em relação ao último trimestre de 2009, com alta de 4,2%.

O setor foi o mais abatido durante a crise e que mais recebeu isenções fiscais e apoio do governo para se recuperar, como o ?alívio? nos impostos concedido temporariamente a setores como o de automóveis e de produtos de linha branca.

O bom desempenho da indústria nessa comparação foi seguido do crescimento do setor de agropecuária (2,7%) e serviços (1,9%).

" No crescimento da indústria nacional,foi parte de eletrodomésticos que cresceu demais, inclusive com televisões com o impacto da Copa do Mundo", afirmou a gerente do IBGE.

Ainda no confronto com o último trimestre de 2009, entre os componentes da demanda interna, o consumo das famílias expandiu-se 1,5% enquanto o consumo do governo subiu 0,9%. Sobressaiu o resultado da formação bruta de capital fixo, um indicativo de investimento, com alta de 7,4%.

A taxa de investimento da economia cresceu para 18% e a de poupança bruta atingiu 15,8%.

As exportações cresceram 1,7% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o quarto trimestre do ano passado. Já as importações subiram 13,1% no primeiro trimestre deste ano na mesma comparação.

Comparação com um ano antes

Em relação ao primeiro trimestre de 2009, a maior alta também foi na indústria (14,6%), com serviços (5,9%) e agropecuária (5,1%) a seguir.

Ainda nessa comparação, a formação bruta de capital fixo (26%), a construção civil (14,9%) e as importações de bens e serviços (39,5%) tiveram as maiores altas desde o início da série em1995.

Do lado da demanda, o consumo das famílias ampliou-se em 9,3% e o do governo teve elevação de 2%. A formação bruta de capital fixo, que mede os investimentos feitos no país, apresentou acréscimo de 26%.

De acordo com o IBGE, na comparação com o primeiro trimestre de 2009, as exportações cresceram 14,5% nos primeiros três meses de 2010

O IBGE informou ainda que, na comparação com o primeiro trimestre de 2009, as importações subiram 39,5% no primeiro trimestre de 2010.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES