América Latina precisa investir US$ 10 bi por ano em energia elétrica

Essa injeção de recursos é necessária para levar a energia a 100 milhões de latino-americanos que não têm eletricidade

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A América Latina precisa investir US$ 10 bilhões ao ano, por 10 anos, para fornecer eletricidade a toda a população, segundo cálculo da Cier (Comissão de Integração Energética Regional), depois do apagão de terça-feira (10) observado no Brasil e no Paraguai.

Essa injeção de recursos é necessária para levar a energia a 100 milhões de latino-americanos que não têm eletricidade (20%), declarou em entrevista à imprensa nesta quarta-feira o presidente da Cier, Gabriel Argüello, estimando que "o acesso à energia nos países latino-americanos ainda está bem distante de ser chamado de ótimo". O investimento deve levar em conta que a demanda crescerá 5% ao ano, estimou.

O fornecimento energético na América Latina sofre com o problema de interconexões entre países, pouca diversificação das fontes de energia e com o "atraso" dos planos de desenvolvimento em relação ao aumento da demanda, segundo Argüello.

Um blecaute deixou sem luz vários estados e as principais cidades do Brasil na noite de terça-feira, atingindo também o Paraguai, depois da derrubada de várias linhas de transmissão pertencentes à represa paraguaio-brasileira Itaipu, devido, possivelmente a um problema meteorológico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES