América Latina vai contrair 1,9% em 2009

O PIB da América Latina cairá 2,3% a 3%, ou seja, muito menos que o de outras regiões

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Após seis anos de crescimento, a economia latino-americana sofrerá uma contração de 1,9% em 2009, informou a Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) nesta quarta-feira. De acordo com a entidade, que é subordinada à ONU (Organização das Nações Unidas), a queda no PIB (Produto Interno Bruto) regional vai ser de 3,1% por habitante.

Já o desemprego crescerá de 7,4% em 2008 para 9% neste ano. O "Estudo Econômico da América Latina e Caribe 2008-2009" diz ainda que a região respondeu bem à crise, por estar mais bem preparada em termos macroeconômicos que em outras épocas. A previsão da Cepal é que, no próximo ano, o PIB da América Latina e do Caribe cresça 3,1%.

Ontem o o presidente da Felaban (Federação Latino-Americana de Bancos), Ricardo Marino, disse que a América Latina será uma das primeiras regiões a sair da crise econômica mundial, mas advertiu contra o excesso de gastos para estimular a recuperação. "A América Latina será uma das primeiras regiões do mundo a participar deste ciclo de recuperação", garantiu Marino, no fim de um seminário de dois dias em Madri sobre "o papel dos bancos na recuperação das economias ibero-americanas". "Estamos atualmente numa situação de recessão, mas ela será inferior à média mundial.

O PIB da América Latina cairá 2,3% a 3%, ou seja, muito menos que o de outras regiões como a Europa e a Europa Oriental." "A América Latina está numa posição privilegiada: nenhuma instituição financeira faliu, não tivemos ativos podres em excesso e os bancos têm reservas de sobra para encarar a crise", explicou Marino. "Agora, precisamos adotar uma atitude prudente quanto à gestão do crédito, avaliar os riscos com mais cuidado, para sair desta situação de crise mais rapidamente que os países desenvolvidos."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES