Especialistas alertam para desafios na questão pré-sal

ANP divulgou nesta sexta (29) estimativa de reservas do megapoço Libra

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Especialistas de diferentes áreas concordam que o anúncio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) feito nesta sexta-feira (29) sobre a estimativa de volume de até 15 bilhões de barris de petróleo na reserva do poço Libra é uma boa notícia, mas são unânimes ao afirmar que o tema precisa ser analisado de maneira mais analítica e menos emocional.

?Faz a gente ficar otimista em relação ao futuro do Brasil como produtor de petróleo, mas ainda está muito longe de ser uma realidade. Tem muitos desafios a vencer?, alerta o economista Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). ?Na prática, representa que o Brasil tem uma perspectiva bastante promissora no que se refere a produzir petróleo e gás nos próximos 10 anos.?

?O pré-sal é uma coisa importante, mas já estão gastando por conta e todo mundo está se sentindo muito rico, e resultados consistentes e importantes para impactar a atual situação de produção de petróleo só lá para 2015, mais certamente em 2017?, diz a doutora em economia Maria Beatriz David, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Para o advogado e professor Cláudio Araújo Pinho, membro da Comissão de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do Instituto dos Advogados Brasileiros, uma das preocupações é a euforia envolvendo todo o processo. ?Quando entraram com os projetos [de lei] em agosto de 2009, entraram em regime de urgência". Por conta dessa urgência, diz ele, foram vetadas todas as emendas ambientais a esses projetos.

A questão ambiental também é uma das preocupações da professora Maria Beatriz. ?Tem toda a questão dos riscos que existem: riscos econômicos, tecnológicos e ambientais. O Golfo do México provou isso pra gente?, reforça. ?É um recurso não-renovável, não pode gastar de forma irresponsável. É preciso ter em mente a sustentabilidade de longo prazo, não pode haver desperdício.?

Ela destaca, ainda, a questão da amplitude do volume da reserva de Libra. Segundo a ANP, o poço pode ter entre 3,7 bilhões e 15 bilhões de barris de petróleo. ?Esse negócio do pré-sal, a elasticidade está em toda a avaliação. Desde a necessidade de investimento ? que é enorme ?, até as possibilidades, estão todas neste nível de erro.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES