Analistas já preveem expansão da economia menor do que 4%

Pessimismo cresce também na população, aponta pesquisa do Datafolha.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez, analistas consultados pelo Banco Central projetam crescimento da economia abaixo de 4% para 2011, segundo o levantamento semanal Focus. Se confirmada a previsão do mercado (3,96%), o crescimento será o segundo menor em cinco anos, atrás apenas do de 2009, ano seguinte ao do início da crise financeira internacional.

O recuo nas previsões foi motivado pela divulgação de indicadores que mostram desaceleração maior neste ano, principalmente na indústria.

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo mostra que a população também está preocupada com a economia. O índice dos que apostam em dias piores subiu de 9% para 17%. A maioria (51%) acredita que a inflação continuará subindo.

A pesquisa Focus mostra que o aumento dos juros e as medidas para frear o consumo devem ajudar a conter a inflação neste ano, mas há dúvidas em relação a 2012. A estimativa para o IPCA, índice oficial que serve de meta para o BC, caiu pela sexta semana seguida, para 6,19% em 2011. A projeção está acima do centro da meta (4,5%), mas abaixo do limite de tolerância (6,5%). Para 2012, a estimativa do IPCA subiu de 5,10% para 5,13%, enquanto a previsão para o PIB ficou em 4,1%.

Os economista esperam, ainda, uma nova alta na taxa básica de juros: a previsão é que a Selic suba para 12,50% ao ano em julho. Na semana passada, o BC promoveu o quarto aumento seguido da taxa, hoje em 12,25% ao ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES