Anatel autoriza venda da Vivo para a Telefónica

Agência reguladora diz que operação não traz prejuízos à competição ou aos usuários

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A compra da participação da Portugal Telecom (PT) na Vivo pela Telefónica recebeu o sinal verde da Procuradoria Especializada da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Parecer do procurador-geral da agência, Marcelo Bechara, recomendou ao Conselho Diretor do órgão regulador a aprovação do pedido de anuência prévia encaminhado pela Telefónica em 29 de julho. O documento foi enviado aos conselheiros da Anatel, que analisarão a anuência.

As duas empresas europeias, a Portugal Telecom e a Telefónica, disputam o controle da Vivo desde 2007. Entenda a disputa através do infográfico abaixo.

Em entrevista à Agência Estado, Bechara explicou a análise da operação de aquisição do controle total da Vivo pelo grupo espanhol. -

- É uma operação relativamente bem simples. Um sócio está deixando a empresa, não está entrando ninguém novo. Então, é uma movimentação societária bem simples.

Para recomendar a aprovação da anuência prévia, Bechara levou em conta as análises feitas pela área técnica da agência, que consideraram que a operação não traz prejuízos à competição ou à prestação de serviços ao usuário.

No parecer, o procurador cita que, "sob a ótica da área técnica, a presente operação foi vista como algo concorrencialmente positivo, tendendo a aumentar a competitividade/produtividade e a melhorar a execução dos serviços".

Essa conclusão foi feita a partir da análise da integração da infraestrutura de rede das duas operadoras, o que pode representar ganho de escala e uma "vantagem competitiva" para a empresa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES