Aneel: conta de luz dos brasileiros deve subir 5,6% em média em 2024

Se confirmada, alta de 5,6% neste ano vai superar a média da inflação, projetada em 3,87% por especialistas

Aneel: conta de luz dos brasileiros deve subir 5,6% em média em 2024 | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A projeção divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (23) indica que a conta de luz dos brasileiros deve apresentar um aumento médio de 5,6% em 2024. Essa estimativa supera a inflação prevista para o período, que é de 3,87% conforme os economistas consultados pelo Banco Central. Em 2023, a Aneel havia previsto um aumento médio de 6,8% nas tarifas das distribuidoras, mas a alta efetiva foi de 5,9%. 

Três fatores influenciam o aumento da conta de luz:

  • a energia contratada no mercado cativo – nome usado quando a pessoa não pode escolher de quem receber a energia, e é "obrigada" a comprar da distribuidora local;
  • a expansão da rede de transmissão;
  • a conta de subsídios, que tem crescido nos últimos anos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza anualmente o reajuste das tarifas de energia cobradas pelas distribuidoras, ocorrendo na data de "aniversário" de concessão. Os reajustes são determinados considerando diversos fatores, como os custos de geração e transmissão de energia, encargos setoriais, custos operacionais da distribuidora e a inflação do período.

No ano de 2024, os subsídios atingirão o maior valor já registrado na série histórica da Aneel, totalizando R$ 37,2 bilhões. Esses subsídios são vinculados aos encargos pagos pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que agrupa os auxílios financeiros suportados pelos consumidores de energia.

A maior parcela desse montante, correspondendo a R$ 32,7 bilhões (88%), será assumida diretamente pelos consumidores de energia ao longo do ano de 2024, por meio de dois encargos incorporados nas contas de luz. Ao longo dos anos, observou-se um aumento na participação da CDE e uma redução na contribuição da União para o fundo, resultando em um maior ônus para os consumidores, que passaram a arcar com a maior parte dos custos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES