Aneel cria indicador para elevar qualidade de energia elétrica

Agência reguladora cria indicador de qualidade no fornecimento de energia em dias críticos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo indicador para medir a duração das interrupções no fornecimento de energia em dias críticos entrou em vigor nesta quarta-feira (1º).

O DICRI (duração da interrupção ocorrida em dia crítico por unidade consumidora ou ponto de conexão) busca incentivar as distribuidoras a atuar com mais eficiência em dias com muitas ocorrências na rede, para que o fornecimento de energia elétrica seja restabelecido com mais rapidez.

A transgressão do indicador vai gerar compensação ao consumidor na fatura. O regulamento foi aprovado durante reunião pública da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 13 de dezembro de 2011.

O DICRI é individual e representa o tempo de cada interrupção ocorrida em dia crítico que afetou uma unidade consumidora específica. Assim, esse indicador é apurado por interrupção, e não por mês, trimestre e ano, como são os indicadores DIC, FIC e DMIC.

A Aneel estabeleceu limites para essas interrupções e o consumidor tem direito a compensação nos casos de violação do indicador.

A compensação será realizada para cada interrupção ocorrida em dia crítico, devendo o pagamento ser cumulativo nos casos em que ocorrer mais de uma transgressão do limite no mês.

Se a falta de energia perdurar por mais de 12 horas no dia, o consumidor de baixa tensão (residências e pequenos comércios), por exemplo, deverá receber uma compensação referente à ocorrência, independente da compensação mensal pelos outros indicadores.

A fórmula de cálculo do benefício será a mesma utilizada para DIC/FIC/DMIC. O prazo para pagamento de compensação será de dois meses após o mês de ocorrência da interrupção em dia crítico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES