Aneel reduz tarifas de energia de dez distribuidoras; veja lista

Outra medida que pode provocar redução na conta de luz é a implantação de um teto para alíquotas de ICMS

Avalie a matéria:
Aneel reduz tarifas de energia de dez distribuidoras | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SP (FOLHAPRESS) -

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (12) a redução na cobrança da conta de luz de dez distribuidoras que atuam em diferentes estados do País. A revisão tarifária prevê uma queda de até 5,26% no preço da energia elétrica.

A revisão tarifária segue a aplicação da lei que determina a devolução integral aos consumidores de energia de créditos tributários após a decisão que excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins.

Aneel reduz tarifas de energia de dez distribuidoras

As novas tarifas entram em vigor a partir de quarta-feira (13). "Os valores a serem devolvidos foram apurados e incluídos como componente financeiro nos processos tarifários das distribuidoras", informou a agência, em um comunicado.

Veja a lista de distribuidoras que terão redução

Distribuidora - Redução média na tarifa

Ebo - 5,26%

Enel - Rio de Janeiro 4,22%

CPFL Santa Cruz - 2,32%

CPFL Paulista - 2,44%

Esse - 4,47%

Enel Ceará - 3,01%

Coelba - 0,50%

Cosern - 1,54%

Celpe - 4,07%

Sulgipe - 4,88%

Segundo a Aneel, as revisões nas tarifas das distribuidoras Energisa Mato Grosso do Sul (EMS) e da Energisa Mato Grosso (EMT) foram adiadas, pois os créditos ainda não foram habilitados pela Receita Federal. Já a revisão das distribuidoras Equatorial Alagoas e Light foram adiadas por conta de decisões liminares na Justiça.

"No caso de distribuidoras cujos processos tarifários ainda não ocorreram em 2022, o colegiado da Aneel informa que fará os devidos cálculos do impacto da devolução no momento do reajuste/revisão de cada empresa", diz o comunicado.

Outra medida que pode provocar redução na conta de luz é a implantação de um teto para alíquotas de ICMS. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), essas duas medidas, combinadas com a capitalização da Eletrobras -que destinou R$ 5 bilhões para modicidade tarifária em 2022- podem promover reduções de mais de 20% na conta de energia, em alguns estados.

Segundo a Aneel, a aplicação de um teto do ICMS depende da regulamentação dos estados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES