Apesar das inundações, safra de grãos do Ceará pode ser recorde em 2008

A safra representará um crescimento de 126,56% em relação à safra obtida no ano passado

Apear das inundações, safra de grãos do Ceará pode ser recorde em 2008 | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A safra de gr?os do Cear? estimada em abril mostra um decl?nio de 8,67% frente ? produ??o projetada no in?cio deste ano ? 1.431.756 toneladas ? pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?sticas (IBGE). A expectativa ? de produ??o de 1.307.469 toneladas, o que tamb?m corresponde a um decl?nio de 6,42% em rela??o ao m?s anterior. No entanto, se for alcan?ado o volume estimado no m?s passado, a safra representar? um crescimento de 126,56% em rela??o ? safra obtida no ano passado (577.108 toneladas). Os dados foram divulgados ontem pelo grupo de coordena??o de estat?sticas agropecu?rias do Cear? (GCEA-CE) do IBGE. Segundo a secret?ria do grupo, Regina Feitosa, a expectativa, por enquanto, ? que o resultado da safra deste ano seja o maior da hist?ria do Cear?.

Ela ressalta, por?m, que o levantamento real do m?s de abril ainda est? em curso por conta das estradas no interior do Estado que est?o alagadas por conta das chuvas.

Decl?nio em feij?o e milho

Feitosa destaca que o dado referente ?s culturas de milho e feij?o. ?A produ??o de feij?o-de-corda de 1? safra j? declinou 18,04%, comparando-se ? expectativa inicial?, comenta. ?Os motivos foram as chuvas e a insufici?ncia de m?o-de-obra para colher o produto?. Est?o contabilizadas asperdas de 3.768 hectares de cultivo de feij?o.

?A produ??o de milho, que representa a maior participa??o na safra de gr?os, declinou 7,24%, em rela??o ? estimativa inicial?, informa Regina Feitosa. Outras varia?es negativas, na revis?o da safra de gr?os em abril, s?o para o arroz (1,88%), algod?o herb?ceo de sequeiro (34%), amendoim, sorgo gran?fero e girassol. A secret?ria do GCEA-CE tamb?m aponta a evolu??o na produ??o estimada da mamona. O levantamento do cultivo da oleoginosa mostrou um amplia??o de 41% na ?rea plantada e 45% da produ??o. ?Isso mostra a possibilidade de expans?o da mamona no Cear?, o que se deve ao incentivo do programa do Biodiesel do governo federal?, diz. A produ??o esperada de frutas frescas ? de 958.650 t, decl?nio de 0,46% ante a estimativa inicial, com influ?ncia da goiaba, mam?o e banana.

MAIS ARROZ

IBGE eleva previs?o no Pa?s para 142,6 mi de toneladas

Rio. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE) ampliou em 1,5% sua estimativa para a safra agr?cola deste ano, que passou a ser de 142,6 milh?es de toneladas, no Pa?s. A expectativa anterior para 2008 j? era recorde, de 140,5 milh?es de toneladas. A safra de 2007, a maior j? obtida at? agora, foi de 133,1 milh?es de toneladas (t).

O aumento da produ??o, com base no levantamento referente a abril em rela??o a mar?o deve-se, principalmente, ?s expans?es de produ??o de arroz (0,3%), milho em gr?o de 1? safra (1,9%), milho em gr?o de 2? safra (4,90%), caf? em gr?o (3,3%), feij?o de 2? safra (8,1%), trigo em gr?o (20,1%), e algod?o (3,3%).

A produ??o estimada para a soja recuou 0,8% em rela??o a mar?o. A colheita deve alcan?ar 59,5 milh?es t. Na estimativa de abril, houve queda na produ??o da oleaginosa por redu??o de produtividade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES