Após 3 anos, Banco Central reduz Selic em 0,50% que fica em 13,25%

Essa decisão marca o primeiro corte da taxa em três anos, sendo a última redução ocorrida em agosto de 2020.

Integrantes do Copom | Raphael Ribeiro/Banco Central
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou, nesta quarta-feira, 2, a redução na taxa básica de juros, a Selic, de 13,75% para 13,25% ao ano. Essa decisão marca o primeiro corte da taxa em três anos, sendo a última redução ocorrida em agosto de 2020, durante o auge da pandemia de Covid-19, quando a Selic foi ajustada para 2% ao ano.

O Copom, composto pelo presidente do Banco Central e oito diretores da instituição, não chegou a um consenso sobre a decisão, o que demonstra que houve divergências internas a respeito do assunto. A medida foi tomada em meio a críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros membros do governo federal, que alegaram que a taxa elevada estava prejudicando o crescimento econômico do país.

Em contrapartida, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, defendeu a manutenção da taxa para conter a inflação e ressaltou sua autonomia em relação a decisões políticas, destacando que não pode ser demitido por Lula. Esta foi a primeira reunião do Copom após a aprovação, pelo Senado, das indicações de Gabriel Galípolo e Ailton Aquino para a diretoria do Banco Central. Ambos foram indicados por Lula.

Votaram favoráveis a uma redução de 0,5 ponto percentual o presidente do BC, Roberto Campos Neto,os diretores Ailton de Aquino Santos (Fiscalização), Carolina de Assis Barros (Administração), Gabriel Galípolo (Política Monetária) e Otávio Damaso (Regulação). Votaram pelo corte de 0,25 ponto percentual os diretores Diogo Guillen (Política Econômica), Fernanda Guardado (Assuntos Internacionais), Maurício Costa de Moura (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta) e Renato Dias Gomes (Organização do Sistema Financeiro).

O Copom realiza suas reuniões a cada 45 dias para definir a taxa Selic, e estão previstas mais três reuniões ao longo do ano nos seguintes períodos: 19 e 20 de setembro, 31 de outubro e 1º de novembro, e 12 e 13 de dezembro. A taxa Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação e impacta todas as taxas de juros no país, incluindo empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.

Para o ano de 2023, a meta de inflação foi estabelecida em 3,25%, sendo considerada cumprida se ficar entre 1,75% e 4,75%. Já para o próximo ano, 2024, a meta de inflação é de 3%, com margem de oscilação entre 1,5% e 4,5%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES