Após alcançarem metas, Piauí e Amazonas vão suspender vacinação contra aftosa

Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe também farão a última campanha em abril de 2024

Piauí e Amazonas terão vacinação suspensa a partir de abril | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois da última etapa de vacinação, programada para ocorrer em abril de 2024, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) comunicou que suspenderá a vacinação contra febre aftosa nos estados do Amazonas e Piauí. Esta decisão foi tomada após uma nova avaliação que confirmou o cumprimento dos critérios necessários para a suspensão da vacinação nestas regiões.

O que acontecerá: Com esta medida, os estados do Amazonas e Piauí se juntam ao Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe, que também irão realizar sua última campanha de vacinação contra a febre aftosa nesta etapa.

Quais as implicações: Essa decisão faz parte do avanço do Plano Estratégico, que tem como objetivo principal garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação em todo o território nacional. A meta é que o Brasil se torne totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até o ano de 2026.

Como será o reconhecimento: O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, planeja encaminhar um ato normativo para reconhecer nacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação diversos estados brasileiros, incluindo o Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Amazonas e Piauí terão vacinação suspensa, diz Ministério (Divulgação)

Este ato normativo também irá regular o armazenamento, comercialização e uso da vacina contra a febre aftosa, bem como estabelecerá restrições na movimentação de animais e produtos entre os estados que suspenderam a vacinação e aqueles que ainda a praticam.

Próxima etapa: O Plano Estratégico prevê o reconhecimento internacional destas unidades da Federação como livres de febre aftosa sem vacinação. Para os estados da Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e parte do Amazonas, a etapa de vacinação contra a febre aftosa será antecipada para o mês de abril. 

Quem continua com vacina: Os estados que não irão suspender a vacinação, como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, as etapas de vacinação contra a febre aftosa em 2024 continuam nos meses de maio e novembro.

O que os produtores devem fazer?

  • Além de vacinar o rebanho, os produtores devem declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. 
  • A declaração de vacinação deve ser realizada nos prazos estipulados pelo serviço veterinário estadual. 
  • Em caso de dúvidas, a orientação é buscar esclarecimentos junto ao órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES