Após avaliação, Brasil aumenta exportação de carne bovina para o Canadá

Brasil amplia área de exportação de carne bovina para o Canadá após avaliação positiva

Brasil vai exportar mais carne bovina para o Canadá | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil conquistou uma vitória significativa no setor de exportação de carne bovina, com a obtenção da autorização para ampliar suas vendas para o Canadá. Após uma minuciosa análise conduzida pela Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) brasileiro recebeu a aprovação para exportar carne de regiões recentemente reconhecidas como zonas livres de febre aftosa sem necessidade de vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH).

Essa conquista é o resultado de discussões bilaterais que avançaram após a reunião anual da Comissão Alimentar Codex, realizada em Roma, em novembro de 2023.

Essa expansão permitirá que estados como Acre, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia, além de 14 municípios do Amazonas e cinco de Mato Grosso, exportem carne bovina maturada, desossada e sem linfonodos para o Canadá. Santa Catarina, que já estava autorizada para exportação, continuará elegível, juntamente com os estados que mantêm a vacinação contra a febre aftosa. Para garantir a conformidade com os requisitos estabelecidos, será necessário atualizar os certificados de exportação.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, destacou a importância dessa decisão da CFIA, enfatizando que ela representa um marco para o setor agropecuário brasileiro. Ele ressaltou o comprometimento contínuo dos pecuaristas brasileiros com os padrões sanitários internacionais, afirmando que a qualidade reconhecida da carne bovina brasileira fortalece ainda mais a posição do país como um líder no mercado global de exportação de carne.

Em 2023, o Brasil exportou mais de 10,541 bilhões de dólares em carne bovina, correspondendo a 2,28 milhões de toneladas. As exportações para o Canadá alcançaram US$ 39 milhões (8.192.380 kg), representando um aumento de 18% em comparação com 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES