Após baixar imposto, Governo reclama do preço das camisinhas

A isenção do ICMS vale desde 1997 e vai até 2014.

Fábrica de camisinha; setor teve desoneração | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes do governo e de empresas de preservativos divergiram nesta quinta-feira (5) sobre o impacto da desoneração do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para as camisinhas no país no preço cobrado ao consumidor.

Em audiência pública na Comissão de Seguridade Social da Câmara, o diretor da DKT do Brasil, Daniel Marun, defendeu que o preço do produto cresceu menos que a inflação nos últimos anos, o que sinaliza o repasse da isenção tributária no valor cobrado em farmácias e supermercados.

No entanto, os representantes do Ministério da Saúde afirmaram que o ritmo menor do aumento do preço das camisinhas em relação à inflação pode responder também pelo aumento da produtividade da indústria.

Além disso, destacaram que os valores pagos pelo consumidor chegam a ser 1.000% superiores aos desembolsados pelo governo pela mesma mercadoria.

A isenção do imposto vale desde 1997 e vai até 2014.

Marun afirmou que entre 2007 e 2011, a inflação cresceu 25%, enquanto o preço do preservativo aumentou, em média, 15% --isso já considerada a inclusão de novas tecnologias que agregaram, por exemplo, textura e sabor ao produto.

O diretor da DKT no país, grupo dono da marca Prudence, disse que a isenção da alíquota de 7% do ICMS promoveu a "integração do setor privado e o aumento da distribuição pelo setor público".

"Para mim é muito claro que o ICMS chega. Se tirar a isenção, o preço vai subir. Fica difícil olhar para trás com uma isenção que vem desse 1997", disse.

A explicação não convenceu o assessor da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Leandro Safatle.

"Esse preço é repassado pelo desconto do ICMS ou pode ser algum outro fator, já que a diferença para compra privada é de 500% ou até 1.000%", afirmou.

A avaliação dos representantes da Pasta presentes na audiência é de que a renúncia fiscal do governo não tem impactado no bolso do consumidor final. Safatle afirmou que o ministério compra a unidade da camisinha a cerca de R$ 0,08 para a distribuição em postos de saúde.

Uma das possíveis estratégias apontadas na reunião para puxar a redução de preços de camisinhas à população é negociar diretamente com as empresas, como é feito hoje para a venda de alguns medicamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES